Um evento singular no cenário de triathlon no país

Atualizado em 10 de março de 2020
Mais em ATIVO

A cidade turística de Brotas, no interior paulista, recebe neste próximo final de semana um evento bastante singular no cenário das competições de triathlon no país. Com organização da Federação Paulista de Triathlon de São Paulo (SPTRI), o 2º Campeonato Interestadual de Triathlon – Olímpico por Excelência e o 1º Campeonato Interestadual de Paratriathlon – Excelência com Superação serão realizados nos dias 3 e 4 de dezembro.

“A ideia é provocar uma integração entre as federações de triathlon, e também promover uma competição mais participativa, mesmo em uma modalidade tão individual. Além disso, preparamos um desafio bacana, com um pedal forte, mas, ao mesmo tempo, resgatando um espírito de equipe ao estimular as federações a formarem seus times para a disputa”, diz Rychard Hryniewicz, presidente da ATM Associação de Triathlon Master de São Paulo.

O campeonato é disputado na distancia Olímpica, agora denominada de Standard, contando com 1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Na prova valerão as regras internacionais de um campeonato mundial oficial. O evento este ano terá a estreia do Campeonato de Paratriathlon, na distância Sprint, com  750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.

Com valores raramente praticados em provas de triathlon no país, a excelente relação custo x benefício do evento acaba sendo uma ótima oportunidade, principalmente, para atletas de outros estados, nos quais não há um calendário regular de provas ou mesmo competições de alto nível técnico.

Por conta de uma parceria entre organização e o poder público, como a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de SP, a SPTRI conseguiu preparar um pacote junto com as inscrições para esses atletas de outras regiões, com custos de viagem, hospedagem e alimentação incluídos, ao valor de 120 reais. No caso do evento para os paratriatletas, o evento é gratuito.

Por questões de logísticas, o evento é limitado a 200 triatletas. Já há atletas de sete estados diferentes inscritos na prova, como Mato Grosso, Ceará, e times maiores como o formado pela Federação de Triathlon do Rio de Janeiro. As vagas serão distribuídas entre atletas de alto rendimento (sub-23 e elite), paratletas e para os triatletas amadores nas categorias de idade. As inscrições para a prova ainda podem ser feitas no ativo.com.

Forte candidato à vaga brasileira do triathlon nas Olimpíadas de Londres em 2012, o triatleta paulista Reinaldo Colucci atesta a importância do evento para o desenvolvimento da modalidade no Brasil. “Estou muito feliz com a competição, pois será um grande incentivo ao desenvolvimento do esporte. Espero que a iniciativa da SPTRI continue nos próximos anos e ajude a descobrir novos talentos para o futuro do triathlon e paratriathlon”, afirmou.

Outro integrante importante dentro do conceito diferenciado da prova é a escolha do local, privilegiando pela definição de um percurso em meio à natureza, adotando também a bandeira da sustentabilidade ambiental entre os triatletas. “Queríamos um lugar que favorecesse a competição, com água limpa para a natação e um percurso de ciclismo com um cenário verde ao redor, mas também com desafios técnicos. E encontramos isso em Brotas, uma cidade que tem cuidado da sua natureza”, destaca Rychard.

“Queremos também orientar os atletas como praticar o esporte de forma limpa, tirando as sujeiras das ruas e orientando como descartar o que usar em uma prova de forma menos agressiva à natureza”, acrescenta.

A premiação ao final do evento também será um momento singular, que deve emocionar bastante os participantes. O evento homenageará a triatleta amadora Fernanda Lima Clemente Schiliró, que faleceu em setembro de 2006, depois de ser atropelada na rodovia Castelo Branco. Fernanda tinha 28 anos e estava classificada para o Ironman Havaí. Todo ano, o troféu disputado pelas federações será marcado pela referência honrosa a algum triatleta. Além da homenagem sincera aos companheiros, a ação também faz parte de um projeto maior de conscientização sobre segurança no esporte.

“Queremos lembrar tanto o poder público como os atletas dos riscos encontrados nos treinos. Para isso estamos iniciando uma campanha junto com o Instituto Aeris para iniciar um movimento pelo esporte seguro, que passa também pela conscientização dos triatletas, em saber como se comportar em uma estrada, ou seja, quais os cuidados deve ter ao pedalar em condições de risco. Também vamos divulgar o manifesto “Triathlon Legal”, com o objetivo de incentivar valores éticos e o cumprimento das regras do esporte, principalmente com relação ao vácuo”.

“O Interestadual é o resultado da uma comunhão de várias solicitações que recebemos dos triatletas ao longo dos tempos. E já estamos pensando no calendário do próximo ano e vamos trabalhar para continuar fomentando essa formação de equipes de triatletas de outros estados e também já na organização da terceira edição”, finaliza Rychard Hryniewicz. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.interestadual.com.br.