Um Beijo pela Vida

Atualizado em 29 de setembro de 2008
Mais em

Por Fátima Martin

Em paralelo ao aniversário de 50 anos do Instituto Avon no Brasil, a empresa escolheu São Paulo para realizar a campanha, lançada em 2003, para alertar as mulheres sobre a detecção precoce do câncer de mama. A corrida e a caminhada de 5 km, com largada às 17h, reuniu quase 6 mil pessoas vestidas de rosa e lilás na Cidade Universitária nesse sábado, 27 de setembro. A presença de esportistas e medalhistas de ouro nas Olimpíadas de Pequim, como Fofão e Maureen Maggi, e a ex-cestinha Hortência, foram destaque.

O vencedor da corrida foi Adriano Bastos, com o tempo de 15m21s, seguido por Naval Freitas e Djalma Santos Mariano. Entre as mulheres, venceu Beatriz Galdino Nascimento,18m09s, com Jucimara Felix Santos em segundo e Rozirene Ferreira Moraes em terceiro.

Além da corrida, a Avon também organizou outras atrações, como o show da banda Blitz e três palestras consecutivas de orientação sobre a saúde da mama, ministradas pelos mastologistas da USP/Hospital das Clínicas, que abriram as atividades do Dia do Beijo pela Vida, no Cepeusp, na Cidade Universitária.

Para contribuir com o investimento em equipamentos voltados para a detecção precoce do câncer, o presidente da Avon, Luis Felipe Miranda, fez uma doação de parte do dinheiro das inscrições, R$ 50 mil, ao médico José Roberto Filassi para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

“A Avon tem combatido o câncer de mama em todos os países onde está presente, com ações voltadas para a detecção, o tratamento e a pesquisa”, comenta Luis Felipe Miranda, presidente da Avon.

Participação especial na largada
Mulheres que enfrentaram o câncer de mama abriram a caminhada como forma de mostrar à sociedade que é possível sobreviver à doença. Segundo a dra. Rita Dardes, diretora-médica do Instituto Avon, “a chance de cura da doença é de mais de 95% quando a descoberta se dá no início”, incentiva.

Outra momento que marcou o evento foi a cerimônia da Passagem do Laço Rosa, como símbolo mundial de luta contra o câncer de mama. Iara Giusti, que enfrentou o problema, fez a ação simbólica de entrega à Lucia Paganini, que também fez tratamentos para o combate ao câncer.

A campanha no Brasil e no mundo

O esforço para reduzir o número de mortes por câncer de mama é uma das grandes causas globais da Avon. A Avon Foundation, sediada em Nova York, lançou a Avon Breast Cancer Crusade, em 1992, e, anualmente também promove o Avon Walk Around the World for Breast Cancer, evento que mobiliza milhares de pessoas em mais de 50 países em seis continentes.

A campanha Um Beijo pela Vida é parte desse movimento. Por meio dela, já foram arrecadados mais de 14 milhões de reais, aplicados em 66 projetos que promovem a detecção precoce do câncer de mama.

:: Serviço: Avon – Um beijo pela Vida
Data: 27 de setembro de 2008
Horário: 17h
Clima: frio
Distâncias: 5 km
Temperatura: 16°C (média)
Umidade: 81% (média)
Vencedores
Masculino
1º – Adriano Bastos – 15min11s
2º – Naval Freitas – 15min22s
3º – Djalma Santos Mariano – 15min24s

Feminino
1ª – Beatriz Galdino Nascimento – 17min59s
2ª – Jucimara Felix Santos – 18min02s
3ª – Rozirene Ferreira Moraes – 19min28s