Ultramaratona Rio 24h - Fuzileiros Navais

Atualizado em 01 de dezembro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos e Fausto Fagioli

Chuva, sol forte e vento gelado. Nada isso foi obstáculo para os 50 atletas que desafiaram os limites do corpo e disputaram a primeira Ultramaratona Rio 24h – Fuzileiros Navais, neste sábado e domingo, dias 29 e 30 de novembro, no Rio de Janeiro.

A competição foi realizada na nova pista de atletismo da Escola Naval, que tem como cenário de fundo o Pão de Açúcar, um dos mais belos cartões postais do Brasil. O grande vencedor da disputa foi Vanderley Santos Pereira, que percorreu 561 voltas (mais de 224 km) e faturou a premiação de R$ 2 mil.

“Peguei força com o Agnaldo [Sampaio, um de seus adversários] que me puxou. Foi aí que percebi que dava para ir em frente, mesmo tendo feito a Maratona de Curitiba recentemente. Estava com fôlego e sou rápido no final. Quando percebi que poderia forçar, apertei o ritmo e consegui minha vitória mais difícil na melhor prova que participei esse ano”, disse o primeiro colocado.

Completaram o pódio os atletas Sebastião Ferreira da Guia Neto, que deu 555 voltas no circuito e acabou na segunda posição, e Eleir Andrade Ferreira Junior, que garantiu o terceiro lugar com 508 voltas.

Entre as mulheres, Débora Aparecida Simas demonstrou um desempenho fantástico e conseguiu a vitória com 518 voltas e 207 km percorridos. Com esta marca, a campeã deixou muitos homens para trás e terminou com o terceiro lugar na classificação geral.

“A minha estratégia deu certo, meu apoio foi excelente, assim como a organização da prova. Não tenho nada a reclamar, ainda mais que consegui bater meu próprio recorde. A chuva não atrapalhou, pois a maioria das corridas que fiz este ano foi debaixo de água”, afirmou a corredora, que teve ao seu lado no pódio Valderes Pereira da Silva (510 voltas) e Maria José de Aquino (479 voltas), respectivamente a segunda e a terceira colocadas.