Ultra Maratona no Caminho da Fé: na raça mesmo!

Atualizado em 09 de abril de 2009
Mais em

Meu caro amigo, baseado em minhas quatro experiências no Caminho da Fé desde 2004, deixo hoje, dia nove, uma quinta-feira, todas as insustentáveis ou equivocadas razões e parto para mais um novo desafio digno de um Biker de respeito.

Caminho da Fé: O Aconcagua dos ciclistas!
A fim de poupar seu tempo, participei e registrei em um artigo  com amigos do CAB (Clube dos Amigos da Bike) minha primeira experiência no mais duro percurso de peregrinação religiosa ou de superação, de acordo com a crença de cada um. Digo que vale a pena ser lido (foram mais de 8 mil acessos), pois relata as emoções e os medos que um biker inexperiente tem que vencer para sentir a glória de chegar a Aparecida do Norte.

Ultra Maratona no Caminho da Fé: As falsas alegações.
Desde que a prova foi instituída, sempre fazia alegações para não encarar a prova, tais como ser um caminho de peregrinação religiosa. No entanto, sempre soube que nove entre dez ciclistas que percorrem o caminho o fazem por aventura, por superação mesmo, deixando o aspecto da crença religiosa para um segundo plano, apesar da satisfação em receber os carimbos na Credencial de Peregrino, exigidas no percurso.

Ultra Maratona: A fé dos Organizadores!
Nestes anos todos, apesar das criticas positivas ou negativas eles, os Organizadores, foram tirando lições, adequando à logística do caminho, marcadas por setas amarelas, às condições para a realização de uma competição onde a garra e a superação fosse mais importante que um simples troféu aos cinco primeiros colocados.

E não é que eles continuam firmes e fortes. Então, deve ser porque essas pessoas certamente estão corretas, já que, mesmo que de longe, vinha observando os progressos a cada edição, e estava mais que na hora de ver com meus próprios olhos e sentir com minhas próprias pernas o que é participar desta Ultra Maratona.

Ultra Maratona: A determinação do Professor de Fé!
Mais que um competidor confesso, nunca um atleta que jamais serei, rompo com as fantasias inócuas da minha cabeça e entro de capacete na Ultra Maratona que começa amanhã, dia 10 de abril, em Ribeirão Preto, no distrito de Bonfim Paulista. Serão 108 km de exploração e adrenalina até Tambau, pois esse será o mais novo percurso do Caminho da Fé, que poucos conhecem. Inclusive nem tenho notícias da altimetria, cujo dado me daria alguma noção do que devo encontrar pela frente.

Como a segunda etapa está marcada para o dia seguinte, terminando em Vargem Grande do Sul a pouco mais de 64 km adiante, cujo trajeto conclui várias vezes, adianto que será como muitos dizem: “mamão com açúcar”, por causa do baixo volume altimétrico do trecho a ser percorrido.

Portanto, nada mais me interessa, depois de tantas competições realizadas, além de ter escapado de “fechar as porteiras” na primeira etapa do Bigbiker deste ano, debaixo de muita chuva em Itanhandu, parto para mais uma aventura. Deixo então as desculpas e ilações do passado e passo a pedalar para emoções futuras, sem direito a retorno ou arrependimentos.

Ultra Maratona: O desafio da logística!
Talvez o mais incomodo do desafio seja a logística. Explico: Como a competição começa em Bonfim Paulista, e chega a Vargem Grande do Sul no dia seguinte, aonde deixaria o carro, caso não viajasse com um anjo da guarda a tiracolo?

Neste caso, tenho decidido ir de metrô até a rodoviária de São Paulo; ônibus até Ribeirão Preto na madrugada, fé e pé no “coroão”, pois vou demorar em chegar, mas como você já sabe, chegarei, e chegarei saltitante para contar mais uma façanha concluída.

Ultra Maratona: Onde a fé remove montanhas!
Ao final, meu caro companheiro, todas as minhas glórias, bem como as suas e a de tantos outros, acima dos nossos próprios medos e preconceitos, isso sem falar nas pessimistas posições alheias, só aconteceram porque nós em uma determinada ocasião decidimos dar um basta. E demos.

Estes dois novos dias me reservam emoções nunca vividas. E é por mim, por você e por todos os bikers de ATITUDE que vou com a cara, a coragem e minha amada Florisbela, uma Scott MC LTD de carbono, deixar mais uma vez meu nome da história da superação e da persistência, não esquecendo da fé, certamente.

Vemos-nos na terceira etapa! Podes crer!