Último dia para o ouro

Atualizado em 21 de outubro de 2011
Mais em

Neste sábado (22), o ciclismo se despede dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Após intensa disputa no velódromo, no Mountain Bike, no contrarrelógio e no BMX, o encerramento caberá às provas feminina e masculina de estrada. E será que, “no apagar das luzes”, o Brasil voltará a conquistar a medalha de ouro, que não vem desde o Pan de 1959, fruto do esforço do saudoso Anésio Argenton, nosso único campeão nos Jogos?

Aliás, medalha que falta ao ciclismo em Guadalajara. Que se ressalte a boa participação de Sumaia Ali na Pista, Rubinho Donizete no MTB e Renato Rezende no BMX, mas nenhum brasileiro subiu ao pódio até aqui. Caberá a sete competidores colocar o Brasil no pódio – e, quem sabe, fazer com que o Hino Nacional seja executado.

As maiores chances estão na prova masculina. Se olharmos o Start List e o percurso, não podemos deixar de destacar as reais chances do bicampeão brasileiro, Murilo Fischer, um dos favoritos – se não for o maior. Um dos poucos ciclistas do pelotão WorldTour na prova, ele contará com o auxílio de Rafael Andriato, reforço da Farnesi Vini para 2012, Gregory Panizo, campeão Pan-Americano de Ciclismo neste ano, e Luiz Amorim, o Luizão, que, de acordo com a assessoria de comunicação da Confederação Brasileira de Ciclismo, substituirá Armando Camargo, o Piá.

Entre as mulheres, a situação é mais difícil, mas não impossível. Dá, sim, para sonhar com a medalha. Nossas esperanças de pódio são velhas conhecidas – Uênia, Janildes e Clemilda Fernandes.

De acordo com Antônio Carlos Silvestre, treinador da Seleção Brasileira em Guadalajara, a preparação foi bem feita e que a chegada deverá ser em sprint, onde o Brasil está muito bem representado com as Fernandes, Murilo Fischer e Rafael Andriato. Silvestre também refutou que a altitude e o forte calor mexicano possam ser problemas para o time nacional

“Nossos ciclistas estão preparados e adaptados às condições locais”, disse. “O estilo da prova não deverá permitir fuga do pelotão e os brasileiros estão preparados para as quatro horas de competição”, encerrou o treinador.

A largada para a prova feminina está marcada para as 12h e a masculina para as 15h – ambos horário de Brasília.