UCI solicita abertura de processo contra Contador

Atualizado em 09 de novembro de 2010
Mais em

A União Ciclística Internacional (UCI) solicitou nesta segunda-feira (8) à Federação Espanhola de Ciclismo a abertura processo disciplinar contra o ciclista Alberto Contador, campeão do Tour de France e este ano e suspenso temporariamente desde setembro por conta de suspeita de doping na prova realizada em julho.

De acordo com anúncio da UCI, este pedido está em conformidade com o procedimento estabelecido pelo código da Agência Mundial Antidoping Code (WADA).

No dia 23 de agosto, laboratório credenciado à WADA enviou para a UCI análises da urina de Contador que indicavam a presença da substância proibida clenbuterol. O teste antidoping foi realizado no dia 21 de julho, segundo dia de descanso do Tour de France. 

Alberto Contador, por sua vez, solicitou a análise de amostra B no dia 26 de agosto, que foi realizada no dia 8 de setembro e confirmou os resultados da amostra A. Pelo fato da taxa de concentração da substância ter dado baixo, a UCI optou por continuar as investigações científicas em colaboração com a WADA, analisando outras análises em todas as amostras de sangue e urina colhidas do ciclista durante o Tour de France.

Após todos esses procedimentos, a UCI divulgou que devem ser abertos procedimentos disciplinares contra Alberto Contador, e cabe agora à Federação Espanhola determinar se o ciclista violou as regras antidoping do esporte. A UCI esclareceu que até este procedimento ser finalizado, e também pelo fato de já estar cumprindo suspensão preventiva, Alberto Contador é beneficiado pela critério de “presunção de inocência”.

O assessor de Alberto Contador, Jacinto Vidarte, disse que a situação é “normal e já esperada” e que o ciclista irá colaborar e enviar todos os documentos que mostram que ele foi vítima de contaminação alimentar, como alega Contador.