UCI recorre sobre caso Contador

Atualizado em 24 de março de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

A UCI (União Ciclística Internacional) recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) sobre o caso Alberto Contador, que testou positivo para clembuterol no Tour de France 2010. A UCI afirmou que seu recurso se baseia em um estudo aprofundado realizado pela RFEC (Federação Espanhola de Ciclismo).

A Federação, em um primeiro momento, havia aplicado uma suspensão de um ano para o atleta, mas voltou atrás e liberou o espanhol para voltar as competições. Ele venceu duas etapas na Vuelta a Murcia para levar o título geral, e atualmente lidera a Volta a Catalunha , depois de vencer a 3ªetapa.

O ciclista da Saxo Bank explicou que uma carne contaminada foi responsável pelo resultado, e RFEC aceitou o argumento. Ele disse que sua decisão de rejeitar a acusação foi baseada em uma cláusula da UCI, que diz que um atleta pode ser exonerado ter ingerido invariavelmente uma substância proibida sem culpa.

A UCI teve dois motivos principais para sua decisão. De acordo com o porta-voz Enrico Carpani, a UCI respeita a federação, mas depois de olhar o processo, não ficou convencida de que Contador que seu doping deu-se por conta da contaminação, e decidiu que uma análise mais detalhada seria viável para uma decisão final.

“Contador é livre para correr até a decisão do TAS. Eu não posso dizer o que acontecerá com seus resultados atuais. Temos que esperar até a decisão do TAS e a partir daí uma decisão será tomada.”