UCI confirma doping de Arriagada

Atualizado em 04 de abril de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

A União Ciclística Internacional (UCI) confirmou três positivos na última edição da Volta Ciclística do Chile. Os chilenos Marco Arriagada e José Medina Andrade e o argentino Alfredo Lucero apresentaram resultados anormais, que apontaram a presença de stanozolol na urina dos atletas. Arriagada, assim como Medina e Lucero, pode solicitar uma contra-análise.

Marco Arrigada é o ciclista chileno mais vitorioso da última década. Aos 35 anos, iniciou a temporada com os títulos da Volta do Chile e do Tour de San Luis e alcançou o primeiro lugar no ranking AmericaTour.

Especialista em pista, venceu a Copa do Mundo em Moscou (Rússia) – 2004 – participou dos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, Atenas 2004 e Beijing 2008.

Ídolo no Chile, Arriagada recebeu a notícia através da Federação Chilena de Ciclismo e se manifestou negando o doping. “Nego veementemente o uso de substâncias proibidas. Não utilizo esse tipo de coisa”, declarou na época em que surgiu os rumores sobre o doping.

“Viajo ao Chile e pretendo realizar todos os exames necessários para comprovar minha inocência. Estou seguro que não utilizei nenhuma substância. Fui notificado pela minha Federação e agora vou recorrer e me reunir com meus advogados. Estou seguro da minha inocência”,