UCI aguarda resultados do passaporte biológico

Atualizado em 13 de novembro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

A União Ciclística Internacional (UCI) acredita que devem ser conhecidos ainda em novembro os primeiros casos de doping descobertos graças ao programa de passaporte biológico. Desde o início do ano, especialistas estão analisando cerca de 800 amostras sanguíneas, e o resultado dos testes será divulgado neste mês.

“É importante que os primeiros casos sejam muito sólidos. Temos que agir com prudência, para que eles se tornem sustentáveis a qualquer exame científico detalhado, ao invés de nos precipitarmos e abrirmos precedentes para apelações”, afirmou Anne Gripper, responsável pela Comissão Antidoping da UCI.

O procedimento para abrir os processos dos resultados obtidos no passaporte biológico é burocrático, requer uma ampla documentação e será realizado pelos próprios agentes da UCI. “A Comissão Antidoping vai decidir se deve abrir um processo ou não, como nos controles antidopings clássicos. Depois os casos serão enviados para as federações nacionais. Isto pode demanda mais tempo”, explicou Enrico Carpani, porta-voz da UCI.