Tyler Hamilton admite doping e se aposenta

Atualizado em 17 de abril de 2009
Mais em

O norte-americano Tyler Hamilton reconheceu hoje, dia 17, seu resultado positivo em um exame antidoping e, em consequência disso, anunciou que deixará o ciclismo. Hamilton, que foi diagnosticado com depressão em 2003, usou um esteróide anabolizante chamado dehidroepiandrosterona (DHEA) e foi pego em um teste realizado em fevereiro deste ano.

“Tomei uma substância proibida, então aceitarei qualquer pena que me imponham para seguir adiante com minha vida. É momento de falar da minha despedida do esporte e de minha depressão, não de meu passado, disse Hamilton, que foi campeão olímpico de contrarrelógio nos Jogos de Atenas de 2004.

Segundo sua declaração, a substância estava presente no medicamento antidepressivo Celexa, ingerido no dobro da dosagem prescrita durante duas semanas em janeiro, quando o a notícia de que sua mãe estava com câncer fez a saúde emocional de Tyler declinar.

Hamilton, de 38 anos, já havia sido afastado por dois anos das competições após um resultado positivo em um teste de transfusão de sangue em 2004, quando foram achadas em seu sangue células de um doador não especificado. De acordo com o código da Agência Mundial Antidoping, a reincidência poderia custar-lhe uma suspensão de oito anos a uma vida toda.

“Todas as carreiras chegam a um fim. Eu não queria terminar dessa forma, mas a vida é assim e eu estou tentando entender o motivo disso tudo estar acontecendo. Muitas pessoas têm depressão e elas precisam ser tratadas”, declarou.