Troféu Brasil tem início em Santos

Atualizado em 21 de março de 2008
Mais em

 Atuais campeões, os paulistas Fábio Carvalho e Carla Moreno sairam na frente na abertura do 18º Troféu Brasil de Triathlon, neste domingo (16/3), em Santos. Disputada sob tempo nublado e chuva, a prova abriu o calendário de sete etapas do principal circuito do Continente na modalidade, com a participação de mais de 900 atletas de 25 estados, além de Argentina e França. A equipe do ativo.com acompanhou a prova e registrou as imagens dos participantes.

Na disputa masculina, Fábio completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h48min01s. Ele garantiu o primeiro lugar pedalando acima da média, para superar o principal rival, o olímpico Paulo Miyasiro, o Shiro (1h49min40s), e inverter o resultado do Triathlon Internacional de Santos, há menos de um mês. Fred Monteiro foi o terceiro, com 1h51min24s. O pódio foi totalmente dominado por triatletas de Santos, com Marcus Vinícius Fernandes em quarto lugar e Bruno Matheus em quinto.

Na prova feminina, Carla Moreno liderou do início ao fim e cruzou a linha de chegada em 2h01min02s. Também com um ritmo forte nas pedaladas, ela garantiu uma vantagem de mais de sete minutos sobre a campineira Vanessa Gianinni (2h08min41s), para iniciar o caminho ao heptacampeonato. Fernanda Garcia, vice-campeã do ranking em 2007, chegou em terceiro (2h10min45s). A argentina Maria Soledad Omar ficou em quarto lugar, seguida da estreante Ariane Gomes, paulistana que é comissária de bordo e chegou do trabalho na madrugada.

A categoria masculina começou com uma briga acirrada entre Shiro e o francês Benjamim Sanson. Os dois se revezaram na ponta e ao final da natação o atleta santista levou uma ligeira vantagem. Fábio foi o terceiro a sair do mar e logo nos primeiros quilômetros do ciclismo assumiu a liderança.

Já na primeira metade do pedal tinha vantagem de um minuto sobre Shiro e Sanson. A diferença dobrou e o atual campeão saiu para correr com certa tranquilidade. Na metade da corrida, o atleta da França, que se prepara para o Ironman Brasil, sentiu a falta de condicionamento (está voltando de uma fratura no braço) e teve uma queda brusca de rendimento, terminando apenas na 15ª posição. Fred então assumiu o terceiro lugar.

“Fico muito contente quando eu vou bem e eles também. É um prazer poder dividir o pódio com os meus melhores amigos. É uma alegria a mais”, vibrou Fábio Carvalho, que gostou muito de sua atuação no mar. “A diferença foi a bike, mas fiquei satisfeito com a natação, porque saí bem perto do Shiro. Quando iniciei a corrida, sabia que seria difícil alguém me pegar. Do jeito que comecei a correr, eu terminei”, contou.

Apesar da vitória, que vale peso 1,25, Fabinho lembrou que o importante é ter regularidade na temporada para ser o campeão. -O primeiro lugar tranquiliza um pouco, ainda mais que disputarei o Ironman e poderei dar uma relaxada depois e voltar forte para o final do ano. Mas com o Shiro e o Fred logo atrás, não se pode bobear. É treinar para melhorar cada dia mais-, afirmou o atleta vencedor de três etapas em 2007.

Entre as mulheres, Carla foi superior todo o tempo e vibrou muito com o seu tempo final. -Estou muito feliz, porque consegui melhorar o meu tempo. Eu estava fazendo em média duas horas e três minutos até cinco e hoje fiz duas e um baixo. Pedalei muito forte, com 40,38 de média. Tenho investido muito na minha bike, treinado muito ciclismo e hoje vi o retorno. Consegui manter a velocidade sem cair o rendimento-, festejou a competidora.

Próximas estapas – No total, serão sete etapas, sendo as três últimas novamente em Santos. A próxima disputa está marcada para o dia 4 de maio, na Cidade Universitária da USP, em São Paulo.

 

Resultados da etapa

Masculino
1 Fábio Carvalho (Herbalife/Oakley/Merida/PowerBar), 1h48min01s
2 Paulo Miyasiro (Pão de Açúcar/Avora Cosméticos), 1h49min40s
3 Fred Monteiro (Homelife/Asics), 1h51min24s
4 Marcus Vinícius Fernandes (Endurox R4/Unimonte/Fupes), 1h52min12s
5 Bruno Pereira Matheus (Angio Corpore/Semes), 1h52min23s

Feminino
1 Carla Moreno (Pão de Açúcar/Nike/PowerBar/Cidade de Santos), 2h01min02s
2 Vanessa Gianinni (Isma/Proauto/Scott/Medley) – Campinas – 2h08min41s
3 Fernanda Garcia (Stolthaven/Unimonte/ Sest Senat), 2h10min45s
4 Maria Soledad Omar (Nutrilatina Age), 2h11min02s
5 Ariane Gomes Silveira, 2h19min57s