Troféu Brasil será seletiva para o mundial militar

Atualizado em 23 de abril de 2009
Mais em

A segunda etapa do Troféu Brasil de Triathlon será neste domingo, dia 26 de abril, na capital paulista, com um circuito montado na Cidade Universitária de São Paulo, a USP. A competição também será seletiva para os V Jogos Mundiais Militares, programados para 2011, no Brasil. A largada da segunda das seis etapas do Troféu Brasil será às 8 horas, na Raia Olímpica da USP.

O circuito tem distâncias olímpicas, ou seja, 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Os atletas da categoria Amador, fazem metade destas distâncias.

“Trata-se de um grande evento, com quase sete mil pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes. Serão 20 modalidades e nosso objetivo é formar uma equipe competitiva para brigar por um bom resultado. Escolhemos o Troféu Brasil em razão de suas distâncias e da sua tradição no calendário nacional”, explica o comandante Serrano, gerente executivo da Comissão Desportiva Militar do Brasil.

A seletiva reunirá cerca de 20 competidores, no masculino e feminino, e o objetivo é escolher quatro competidores em cada categoria para o evento. Antes do Mundial, a equipe participará do Campeonato Europeu, programado para julho, na Alemanha. “Será nosso primeiro objetivo e mais uma fase na preparação. O destaque do grupo é a triatleta paranaense Fernanda Baú, campeã brasileira de triatlo olímpico em 2007 e uma das grandes revelações do país”, completa.

A prova de domingo reunirá os principais destaques do triathlon nacional. No feminino estão confirmadas as presenças de Carla Moreno (SP), Vanessa Gianinni (SP), Fernanda Garcia (SP), Carolina Pereira (SP), Gisele Bertucci (SC) e a argentina Maria Soledad Omar, respectivamente as seis primeiras do ranking após a primeira etapa. Entre os homens, os primeiros do ranking também estão confirmados, como Marcus Fernandes (SP), Paulo Henrique Miyashiro (SP), Fábio Carvalho (SP), Igor Amorelli (SP), Fred Monteiro (SP) e o argentino Ezequiel Morales.

A programação da segunda etapa começa no dia 25, das 13h às 19h, com entrega de kits e novas inscrições, no Cepeusp (travessa C portão 18). No mesmo local ocorrerá a Expo Troféu Brasil, das 13h às 19h, o Simpósio para atletas Pro e Elite Amador, às 15h, e Simpósio de Amadores, às 17h.

No domingo, 26, a programação será a seguinte: das 6h45 às 7h45, numeração e entrega de bicicleta na área de transição para os amadores; das 6h45 às 9h, numeração e entrega de bicicleta na área de transição (Av. Prof. Mello Moraes) e para Pro e Elite Amador; das 8h às 13h; Expo Troféu Brasil (Praça do Relógio); 8h, Largada Amador (Raia Olímpica); 9h20, Largada Profissional (Raia Olímpica); 9h25, Largada Elite Amador (Raia Olímpica); 11h30, Premiação Profissional, na Praça do Relógio (Imprensa); 12h30, Premiação Oficial, na Praça do Relógio (todas as categorias).