Tricampeão vence etapa do SP Open de Biathlon

Atualizado em 23 de maio de 2011
Mais em

Atual tricampeão do SP Open de Biathlon, Luizinho Avelino deu mais um passo rumo ao tetracampeonato. O santista de 19 anos venceu a segunda das cinco etapas da temporada, neste sábado (21), na Ponta da Praia, em Santos, e está na liderança do ranking elite masculino com 300 pontos.

A próxima etapa da prova é no dia 13 de junho, novamente em santos, e as vagas já podem ser garantidas on-line no ativo.com.

Com uma manhã de sol, mas com temperatura média de 17 graus, Avelino concluiu os 500m de natação e os 3 km de corrida em 18min53s. Além de valer a vitória da etapa, resultado deste sábado serviu com preparação para as principais provas do calendário nacional de triathlon, competição em que Luizinho é especialista.

“Esta prova foi forte do começo ao fim e eu consegui ser constante. Quero manter assim até o final do ano. Mesmo sem o ciclismo e com a natação e corrida em distâncias mais curtas, o SP Open serve como preparação para o Triathlon, porque desde o ano passado estou disputando o Campeonato Brasileiro e o Troféu Brasil entre os profissionais”, explicou o santista.

Chegando pouco mais de um minuto após Avelino, o paulistano Alexandre Giordano foi o segundo colocado da prova, com o tempo de 19min49s. O terceiro colocado deste sábado foi o também paulistano Adriano de Alencar, que fez o tempo de 20min04s.

Além dos profissionais, mais de 350 competidores amadores participaram da prova. O organizador da competição, Núbio de Almeida, da NA Sports, diz que, com distâncias mais curtas e sem a prova de ciclismo, o biathlon é uma boa opção acessível para quem está começando na modalidade.

“A trajetória de Luizinho Avelino é um dos vários exemplos de que a competição atinge seu principal objetivo: a revelação de novos valores para o esporte brasileiro. Grandes nomes do triatlhon nacional, como Paulo Henirque Miyshiro e Fred Monteiro, formam revelados no SP Open. Tenho certeza que outros tantos surgirão”, disse Almeida.