Triathlon: saúde e condicionamento físico

Atualizado em 30 de março de 2011
Mais em

Saúde e condicionamento: o que são? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é a abstinência de doença física e mental. Se sentir bem psicológica e fisicamente. A condição física, segundo a Associação Americana de Educação Física, é a capacidade de responder favoravelmente a um esforço físico e cumprir com vigor e vivacidade as tarefas da vida cotidiana. Em qual categoria você se encontra?

Após as definições de saúde e condição física, podemos definir quatro grupos de indivíduos:

O SEDENTÁRIO SADIO: tem boa saúde, mas, não prática atividade física e, consequentemente, não está em boa condição física.

O SEDENTÁRIO DOENTE: não tem boa saúde e não consegue ter acesso a uma condição física mínima.

O ESPORTISTA SADIO: tem boa saúde e condição física, e condições ideais para melhorar seu condicionamento físico e ser cada vez mais eficiente na sua modalidade esportiva, neste caso o Triathlon. Lembrando que geralmente o esportista sadio pode se tornar um esportista doente conforme seu desempenho e suas horas de treinamento vão aumentando a cada mês sem o planejamento adequado. 

O ESPORTISTA DOENTE: não tem boa saúde, mesmo tendo um excelente desempenho atlético. Normalmente ele sabe deste problema e o ignora até chegar às consequências muitas vezes irreversíveis. O treinador e o médico, de preferência especializado em esportes, têm papéis importantes para detectar e prevenir tais problemas, contudo precisam ser avisados. Porém, quando o atleta é eficiente na sua performance, ele ignora muitas vezes sua doença e coloca sua vida em perigo.

A cada ano algumas centenas de atletas de vários níveis de desempenho físico morrem subitamente durante um treino ou competição em vários países do mundo.

O esporte ideal para a saúde e a condição física é o triathlon.

Para se proteger de doenças coronárias e de fatores de riscos (hipertensão, colesterol, diabetes, sobrepeso, estresse…), numerosos estudos mostram que é necessário praticar atividades de “ENDURANCE” (resistência) cardíaca diversificadas, com intensidade média.

Por que atividades físicas diversificadas?

Diversificando suas atividades, o atleta poupa suas articulações, evitando o sofrimento de seu aparelho locomotor, e encaixa as sessões de treinamentos com mais regularidade, sem sobrecarregar seu organismo. Variando suas atividades físicas, o atleta multiplica os benefícios e divide os riscos. E mais uma vez o Triathlon é o esporte ideal.

Finalizando, o mais importante, seja qual for seu nível de condicionamento físico e técnico no Triathlon, tem que treinar primeiro com alegria e prazer e, consequentemente, saber sofrer física e psicologicamente nos treinos mais intensos, sabendo que lesões poderão aparecer a qualquer momento caso o planejamento não seja adequado para tal atleta. Não esquecendo que o mais importante sempre será a qualidade dos treinos e não a quantidade.       

Confira artigo anterior:
É necessário democratizar o triathlon no Brasil.