Triathlon é incluído nas paraolimpíadas do Rio em 2016

Atualizado em 12 de dezembro de 2010
Mais em

O Comitê Executivo do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) anunciou neste sábado (11/12/10), em Guangzhou, na China, o programa das Paraolimpíadas do Rio 2016. Além das 20 modalidades que já faziam parte do programa de Londres 2012, foram incluídos a canoagem e o triathlon.

Sete modalidades disputavam o direito de fazer parte das Paraolimpíadas a partir dos Jogos do Rio: badminton, canoagem, golf, futebol em cadeira de rodas elétrica, taekwondo, triatlo e basquete para pessoas com deficiência intelectual.

Todas as demandas, juntamente com as 20 modalidades já existentes, foram revistas e avaliadas pelo IPC e uma recomendação apresentada ao Comitê Executivo, do qual o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, faz parte. Depois de discutir cada candidatura, o Comitê Executivo do IPC votou, neste sábado, de forma unânime, a favor de manter todas as 20 modalidades no programa dos Jogos do Rio 2016.

Na sequência, a maioria (sete a três) decidiu pelo aumento do número de modalidades em 2016. Por fim, o Comitê Executivo votou a recomendação do IPC de que apenas canoagem e triathlon fossem considerados para a inclusão em um programa mais amplo. Por seis votos a quatro as duas modalidades foram aceitas.

O triatleta Rivaldo Martins foi vice-campeão Mundial este ano e diz que ficou muito feliz com a notícia. “Eu que já participei de três Paraolimpíadas na modalidade de ciclismo por não haver o triathlon, seria um sonho ter uma nova chance de representar o Brasil mais uma vez no esporte que realmente me dedico há 25 anos”, explica. Rivaldo garante ainda que o País tem grandes nomes na modalidade.

“Eu mesmo já conquistei quatro títulos mundiais. O André Szucs está se dedicando muito agora ao triathlon e até lá será mais um com grande potencial. Temos também o Roberto Carlos que já representou o Brasil em vários Mundiais e também já conquistou alguns pódios. O Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, o Pauê, também já representou uma vez o Brasil no Mundial de Cancun e também se saiu muito bem. Enfim, eu acredito que temos tudo para já em 2012 termos uma equipe muito forte e competitiva”, completou Rivaldo.

Motivo de festa também para a canoagem brasileira. “A entrada da canoagem no programa das Paraolimpíadas Rio 2016 vai nos ajudar a trabalhar essa boa geração de paracanoístas e desenvolver ainda mais a modalidade”, comemorou o presidente da CBCA, João Tomasini Schwertner.

“Nós da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA) desenvolvemos a Paracanoagem desde 1999. Estivemos em dois mundiais: em 2009 conquistamos uma prata e agora, em 2010, dois ouros e uma prata, com uma excelente equipe e com mais gente que ficou no Brasil com condições de participar da principal competição do mundo”, destacou Tomasini.

Fernando Fernandes é o principal nome da modalidade no Brasil. O ex-BBB, que sofreu um acidente de carro ano passado e ficou paraplégico, começou há pouco tempo na nova modalidade paraolímpica, mas já conseguiu resultados expressivos. Em agosto de 2010 foi campeão mundial de Paracanoagem, título inédito para o País. Foi também eleito pela Confederação Panamericana de Canoagem (COPAC) o canoísta destaque de todo o continente americano no ano, recebendo o Troféu Charles Yatman 2010.

Os Jogos Paraolímpicos Rio 2016, que serão realizados de sete a 18 de setembro, contará com 22 modalidades em seu programa: tiro com arco, atletismo, bocha, ciclismo, hipismo, futebol de 5 para cegos, futebol de 7 para paralisados cerebrais, goalball, judô, halterofilismo, remo, vela, tiro esportivo, natação, tênis de mesa, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, rúgbi em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, canoagem e triathlon.