Treino na academia

Atualizado em 16 de junho de 2007
Mais em

Por Juliana Saporito

As temperaturas caem. É hora de tirar os casacos do armário, reprogramar as atividades e tomar coragem para encarar os meses frios do ano, sem perder a motivação nos treinamentos. Mas como manter, na prática, a regularidade nas pedaladas quando o clima não ajuda? A solução pode estar nas academias: as modalidades indoor, disponíveis durante todo o ano, aparecem como a melhor opção para quem não abre mão de malhar durante o inverno.

Quem está acostumado a treinar nas ruas e nos parques sofre mais quando chega o inverno e acaba, muitas vezes, deixando a atividade física de lado. São três meses – junho, julho e agosto – em que se nota uma freqüência muito baixa na concentração de atletas em pontos de prática esportiva ao ar livre. Nas academias, a freqüência também cai, mas as opções de modalidades e vantagens oferecidas atraem mais alunos a cada inverno.

Thiago Moretti Moreira, professor de Educação Física da Bio Ritmo, diz que é comum notar as academias mais vazias durante o frio, mas acredita que há estratégias de trazer os alunos de volta. “É possível oferecer novas modalidades ou implementar estratégias de marketing. Aqui, por exemplo, temos sempre aulas novas e uma espécie de programa de milhagem dos treinos”, contou.

Além das aulas de bike convencionais como o spinning – com duração de 30 a 60 minutos e realizadas de duas a cinco vezes na semana –, já é possível encontrar um circuito completo de treinamento indoor. Na Bio Ritmo, por exemplo, o programa leva o nome de Bio Bike e conta com seis diferentes aulas programadas de acordo com um calendário mensal. O circuito é composto por aulas intervaladas, treino progressivo, simulações de corridas no endurance e contra-relógio, além de treinamento pesado de subida. Como o treino é completo, a evolução do aluno é notável em pouco tempo.

A Cia Athetica também oferece opções de spinning. As tradicionais são as aulas em grupo com música que simula percursos variados em bicicletas especiais estacionárias. De acordo com a academia, esse tipo de exercício melhora as capacidades vascular e respiratória, a potência e a resistência muscular dos membros inferiores. Para cuidar do treinamento cardiovascular especificamente, a Cia Athetica oferece a Spin Cross, uma simulação de um duathlon terrestre, com corrida e ciclismo indoor em grupo. A duração é de 60 minutos.

Por essas e outras, é crescente o fluxo de pessoas que trocam, no inverno, as modalidades que praticam na rua pelas da academia. Isso serve tanto para quem pedala quanto para quem corre. “Na academia, o praticante fica livre do mau tempo e é incentivado pelas atividades mais dinâmicas, feitas em conjunto e com música”, apontou Thiago Moreira.

Renata Machado, de 25 anos, adora pedalar. A estudante utiliza a bicicleta como principal meio de transporte, seja para ir e voltar da faculdade ou chegar à academia, onde pedala mais, nas aulas de bike indoor. “Na academia, o treino tem 45 minutos constantes, sem parada. Sinto que queimo mais gordura e ganho força, além de gostar da interatividade da aula em grupo, que é bem mais animada”, completa.

Gasto calórico
Uma das dúvidas mais freqüentes sobre atividade física é o gasto calórico dos exercícios. É legal ter esta noção, mas o cálculo depende de muitos fatores. O gasto calórico dos exercícios varia de pessoa para pessoa, dependendo do metabolismo de cada um, do tempo e da intensidade do exercício. Dessa maneira, o gasto calórico numa determinada atividade, difere de uma pessoa de 80 quilos para uma de 55 quilos.

Se usarmos como exemplo uma mulher 60 quilos que pratique atividade física regularmente, em uma aula de spinning de 30 minutos, ela deve queimar aproximadamente 400 calorias, enquanto quem nadar pelo mesmo tempo deve gastar cerca de 250. Outros exercícios que se aproximam do gasto calórico do spinning, de acordo com a consultora de fitness Valéria Alvin Igayara de Souza, são correr em areia fofa (370 calorias) e correr na subida (400).

Principais vantagens
– Em uma aula de bike indoor, além de ficar protegido do mau tempo e de possíveis riscos com a segurança, há sempre um instrutor para direcionar a aula;
– Como a atividade é coletiva, com música e ritmo previamente preparados, as aulas tornam-se mais dinâmicas e estimulantes;
– Os treinos são programados de forma a aliar intensidade com variação da freqüência cardíaca. A técnica garante benefícios para o sistema cardiorrespiratório, aumento da massa muscular dos membros inferiores e redução do percentual de gordura;
– É possível perder até 500 kcal por treinamento na bike.

Fique atento
– Procure sempre uma academia credenciada, com instrutores especializados e equipamentos em bom estado de conservação;
– O spinning é indicado para pessoas com idade a partir de 15 anos. As aulas pesadas pedem condicionamento físico gradativo;
– É indispensável fazer alongamentos antes e depois das aulas. Fique atento para não exagerar na repetição de movimentos, evitando lesões no joelho ou na região lombar.