Trégua firmada

Atualizado em 06 de março de 2007
Mais em

Após nove horas de reunião, representantes da UCI (União Ciclística Internacional) e das empresas organizadoras das grandes voltas chegaram a um acordo que permite a disputa da Paris-Nice, primeira prova do circuito Pro Tour, entre os dias 11 e 18 de março.

As duas partes se mostraram dispostas a alcançar um consenso na reunião da última segunda-feira e dar um fim à queda-de-braço, que se arrasta desde o fim do ano passado. Segundo um comunicado emitido ao final do encontro, o acordo obriga as diferentes partes a “encontrar uma solução a longo prazo antes do dia 21 de setembro, a data-limite”, e para isso, se comprometeram a “realizar reuniões mensais sob um espírito construtivo” e frear a série de discussões que dominaram o ciclismo nos últimos meses.

A curto prazo, a participação de equipes Pro Tour na Paris-Nice está autorizada – a UCI havia proibido a presença dessas na prova francesa – e o critério de seleção das esquadras participantes continuará seguindo os moldes do Pro Tour.

Todas as equipes do circuito, com exceção da Astana e da Unibet estão confirmadas nas competições organizadas pelas empresas ASO (Tour de France), RCS (Giro d´Italia) e Unipublic (Vuelta a España). Ademais, representantes das empresas prometeram examinar com “espírito positivo” a possibilidade de convidar a Astana e a Unibet.

Aparentemente, para a realização da Paris-Nice, a exigência das organizadoras em ter seu próprio rigor de escolhas das equipes participantes não será atendida. A UCI deve conceder maior autonomia às empresas nas próximas provas do calendário, sem, porém, permitir que as esquadras mais recentes do Pro Tour, como a Unibet fique de fora.