Traço talassêmico

Atualizado em 25 de março de 2009
Mais em

Dúvida enviada por Elizete Maria

Gostaria de saber como corredores portadores de traço talassêmico devem treinar. Há uma controvérsia grande entre hematologistas e cardiologistas. Já ouvi muita explicação médica com diferentes orientações, desde o: “pare imediatamente de correr”, até o: “você pode tudo igual a todos”.

José Luiz Cassiolato, cardiologista do Hospital 9 de Julho, esclarece as dúvidas da leitora

Olá, Elizete,

A talassemia é uma entidade genética que pode levar a graus diversos de anemia. Em linhas gerais, há uma redução da quantidade de hemoglobina que seu organismo fabrica. Na grande maioria das vezes, em portadores de traço talassêmico (talassemia minor), o grau de anemia é discreto e, não raramente, nem existe. Há, portanto, a possibilidade de um indivíduo levar a vida normalmente, inclusive com práticas de exercícios físicos.

Quando falamos em levar uma vida normal, temos que lembrar que existem situações de treino que muitas vezes apresentam períodos de esforço intenso. Portanto, além da avaliação rotineira normal, o acompanhamento com hematologista de sua confiança é fundamental, pois o mesmo vai verificar o comportamento de seu organismo nas fases de treino.

A realização de exames de sangue periódicos é comum em portadores de traços de talassemia, na tentativa de prevenir etapas de treino em anemia presente, inclusive servindo de orientação para eventuais tratamentos e complementos nutricionais.

Lembre-se que o seu treino é e tem que ser individualizado.

Você também pode enviar sua dúvida por email: faleconosco@o2porminuto.com.br