Tradição em milhas

Atualizado em 16 de agosto de 2009
Mais em

Por Daniel Navas, do Espírito Santo

Com muita gente animada e outras tantas concentradas, foi dada a largada às 9 horas deste domingo da 20ª Corrida Dez Milhas Garoto. Realizada em um percurso que sai de Vitória, no Espírito Santo e tem chegada na fábrica de chocolate, no município vizinho de Vila Velha, a prova é fonte de inspiração de muitas pessoas. “Há um ano venho me dedicando na corrida para conseguir participar desta corrida, tanto que me preparei para correr 18 km, ou seja, mais do que será necessário”, contou Maria José Meira, 30, esteticista.

Mesmo com a chuva que caiu durante a madrugada, a manhã foi de calor, com o sol aparecendo em alguns trechos. “Por aqui costuma ser muito quente, por isso, achei a temperatura excelente para a corrida. Quando chegamos na ponte, o sol diminui, o que ajudou bastante na subida”, explica Marcelo Gobbo Figueiredo, 37, engenheiro civil.

Figueiredo comentou ainda que chegou a pensar que não iria conseguir terminar a prova. “Alguns trechos são bem complicados, pois aparecem subidas e logo em seguida uma descida e algumas curvas, mas obtive o meu tempo abaixo do que esperava, fiz em 2h”, comemorou.

Pelotão de elite
Com grandes nomes do atletismo nacional, a disputa entre os atletas profissionais foi emocionante do começo ao fim. A briga pela vitória ficou entre Franck Caldeira e Damião Ancelmo de Sousa. Nos trechos finais do percurso, o mineiro deu os passos mais largos e conquistou o bicampeonato com a marca de 47min58s.

“Estou muito feliz, pois passei por uma fase difícil após as Olimpíadas de 2008, por causa de algumas lesões. Mesmo com algumas pessoas achando que não iria conseguir, me recuperei, dei a volta por cima e estou aqui, vencendo mais uma prova”, desabafou o campeão.

Fotos: Valter Monteiro/ PhotoTech

:: Dez Milhas Garoto – Espírito Santo
Data:
16 de agosto de 2009
Horário: 9h
Percurso: 10 milhas (16,09 km)
Clima: Ensolarado
Temperatura: 26ºC (média)

Vencedores
Masculino

1º – Franck Caldeira – 47min58s
2º – Damião Ancelmo de Sousa – 48min37s
3º – Giomar Pereira da Silva – 48min49s

Feminino
1ª – Meseret Hailu Debele (QUE) – 56min05s
2ª – Marily de Santos (BRA) – 56min26s
3ª – Biuhane Hispasa Geletu (QUE) – 56min45s