Tradição e festa no Centro de São Paulo

Atualizado em 17 de agosto de 2007
Mais em

No Dia dos Pais, corrida pelo Centro Histórico homenageia os advogados da cidade, reúne famílias e passa pelos trechos mais importantes da capital paulista

 

Por Juliana Saporito Foto Cadu Maya

 

Na manhã do domingo, 12 de agosto, o Centro Velho da cidade de São Paulo recebeu mais de 4,5 mil corredores para a disputa dos 9 km da Corrida do Centro Histórico Bovespa, que passou por pontos como o Teatro Municipal, a Praça da Sé, a Catedral da Sé, o Pátio do Colégio e o Viaduto do Chá.

 

A largada, na Rua Libero Badaró, foi realizada às 8h em clima de descontração. Primeiro, largaram os portadores de necessidades especiais, categoria recém incluída na prova, que já é realizada há 12 anos. Em seguida, foi a vez do pelotão de elite tomar as ruas estreitas da região central.

 

O percurso, quase todo plano, não apresentou grandes dificuldades aos corredores, que aprovaram a idéia de correr pelas ruas históricas de São Paulo. “Correr no centro da cidade é sempre bom, adoro essa prova. No ano passado, estava grávida e fiz o percurso andando, mas nem assim deixei de passar pelas ruas cidade”, contou a gestora de clientes Michele dos Santos Figueiredo, 29.

 

Michele é mãe, mas neste dia 12 o dia foi mesmo dos pais. Para comemorar a data, famílias inteiras decidiram participar da corrida, como a de João Carlos Reis, advogado de 48 anos. Ele correu acompanhado pelos filhos Fernanda, 18, e Gilberto, 22. “Pratico corrida há oito anos e incebtivei a família a participar. Comecei a correr com colegas advogados e não parei mais”, contou, supervisionado também pela esposa.

 

Pai e profissional, João Carlos acabou duplamente homenageado. Isso porque dia 11 de agosto foi comemorado o Dia do Advogado, data associada ao “nascimento” da primeira faculdade de Direito do Brasil, a do Largo São Francisco. Muitos eventos, como a corrida deste domingo, celebram ambas as datas com música e festa.

 

Entre os vencedores, nome conhecidos nas provas de rua voltaram a fazer bonito. Marildo José Barduco foi o primeiro entre os homens com tempo de 27min39s, seguido por André Ramos e Jaílson Araújo dos Santos, marcando 27min43s e 28min1s, respectivamente. Entre as mulheres, Elisabete Esteves de Souza chegou em 33min39s e venceu a competição. Flaviana Chung foi a segunda colocada, com tempo de 33min59s e Jaciane Barroso Araújo, com 34min21s a terceira.

 

:: Serviço

Data: 12 de agosto

Horário: 8h

Distâncias: 9 km

Clima: frio e garoa

Temperatura: 13ºC

Umidade: 94%

Concluintes: 5.500

Vencedores

9 km masculino

1º – Marildo José Barduco – 27min39s

2º – André Ramos – 27min23s

3º – Jaílson Araújo dos Santos – 28min11s

9 km feminino

1ª – Elisabete Esteves de Souza – 33min39s

2ª – Flaviana Chung – 33min59s

3ª – Jaciane Barroso Araújo – 34min21s