Trabalho reconhecido

Atualizado em 23 de abril de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

A corrida é um dos esportes que mais cresce no Brasil, e os treinadores possuem uma função fundamental na orientação e incentivo a prática desta atividade física. Apesar disso, nem sempre os técnicos têm o seu papel devidamente reconhecido, mas isto começa a mudar.

No último dia 13 de abril, a treinadora Eliana Malizia recebeu, em São Paulo, o “Prêmio Mulher, Linda Mulher”, que homenageou mulheres de destaque nas áreas empresarial, industrial, artística, televisiva, jornalística, pública, jurídica, literária, médica, saúde, esportiva, social e benemérita. Entre as premiadas, também estiveram a estilista Maria Zeli, as atrizes Cida Marques, Andrea de Nóbrega, Rosi Campos e Norma Blumm, entre outras.

“Este prêmio é importante porque serve de estímulo para todos os profissionais da área de educação física. Ele motiva os treinadores a se especializarem, pois mostra que a profissão tem seus valores e é reconhecida”, afirmou Eliana, que também destacou a importância de sempre praticar o esporte com o acompanhamento de um profissional especializado.

“A orientação de um profissional da área permite ao atleta ter segurança e fazer o treinamento correto, para que o esporte seja realmente algo saudável e sem riscos ”.

Personal trainer há seis anos e técnica de corrida há três, Eliana possui um grupo de treinamento e também trabalha e um projeto social da FPA (Federação Paulista de Atletismo).

“Passei a dar aulas de corridas depois que comecei a correr. Costumo participar de provas de 10 km, que é a distância que me dá prazer. Mais do que isso passa a ser algo sofrível”, disse.