TPM Nunca Mais

Atualizado em 24 de agosto de 2007
Mais em

Por Juliana Saporito

A aproximação do período menstrual pode significar tortura para muitas mulheres que sofrem com a TPM – Tensão Pré-Menstrual. Oscilações de humor, irritação, depressão, compulsão alimentar ou a total falta de apetite são alguns dos sintomas mais comuns, além das cólicas, dores nas mamas e crises de enxaqueca.

A boa notícia é que a corrida pode ser uma grande aliada no combate a esse tipo de problema, que atinge cerca de 80% das mulheres em todo o mundo. “O estímulo proporcionado pelas atividades físicas é de reconhecida eficácia na prevenção e tratamento da TPM”, explica a especialista em Saúde Continuada, Elisabete Fernandes Almeida, da LatinMed.

Isso acontece porque a produção de endorfina, estimulada pela prática esportiva e que acontece no sistema endócrino, funciona positivamente nas áreas física e emocional do organismo feminino. As mulheres ganham em diminuição das dores de cabeça e nas mamas, no equilíbrio no humor e na promoção da disposição, por meio do relaxamentoe fim do estresse.

Um estudo da University of British Columbia, em Vancouver, Canadá, confirmou estas afirmações, segundo citou Elisabete Almeida. “Pesquisadores submeteram oito mulheres sedentárias a treinamentos de corrida por 20 km semanais, durante seis meses. Ao final do período de testes, todas elas apresentavam melhora nos sintomas de dores nas mamas e nas alterações de humor nos dias antecedentes ao ciclo menstrual”, contou a médica.

Está comprovado, portanto, que correr beneficia a saúde da mulher em muito mais aspectos que os restritos à boa forma ou condicionamento físico. Livrar-se do desconforto, curtir as atividades diárias com tranqüilidade e bom humor refletem na beleza feminina, proporcionam bem-estar e ajudam a ter um dia-a-dia mais feliz.