TPM e atividade física

Atualizado em 01 de fevereiro de 2008
Mais em

Por Odara Gallo

Aqueles que dizem que o humor das mulheres se divide por fases estão completamente certos. Os períodos hormonais determinam o ritmo feminino na vida profissional e pessoal. E na atividade física não é diferente. Mas será que o treino na fase mais crítica, como a TPM, está permitido?

As iniciantes devem ter calma nessa hora. De acordo com a treinadora Camila Hirsch, da Personal Life, de São Paulo, a corrida deve ser feita sem muitas pretensões nessa fase. “As mulheres que estão iniciando devem incluir atividade física aos poucos nesse período, sem pensar em muita intensidade e volume de treinos”, afirmou.

Entre os principais vilões da TPM estão os sintomas como mal-humor e dores nas pernas, abdômen e cabeça. “Deve-se atentar aos desconfortos que esse período causa. Nem sempre correr com esses sintomas é agradável”, disse o fisiologista Paulo Correia, graduado em educação física pela FEC (Universidade de São Caetano do Sul) e mestre em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). “Com o passar do tempo e treinando regularmente os desconfortos da TPM podem até diminuir”, completou.

A treinadora chama atenção ainda para o alongamento nos treinos feitos no período de TPM. “Alongar sempre ajuda nesse período e sugiro que a mulher aproveite essa fase do mês e dê mais ênfase para o alongamento antes e depois. Muitas mulheres quando estão na TPM e começam a se alongar antes do exercício principal já sentem diminuição das dores e outros incômodos”, explicou Camila Hirsch.

Outros cuidados
Também não há nenhuma contra-indicação para os treinos durante o período menstrual, mas aquelas mulheres que costumam sofrer com a intensidade dos sintomas devem ficar mais atentas. O fisiologista explica que alguns medicamentos usados para amenizar as cólicas, por exemplo, podem aumentar o fluxo e, conseqüentemente, o desconforto da corredora. “Nesta fase, o maior desconforto costuma ser o fluxo grande dos primeiros dias. Por isso, algumas mulheres preferem descansar nesse período. Mas outro problema são os medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, que ajudam o sangue a fluir melhor e também aumentam o fluxo”, afirmou Paulo Correia.

“Há também mulheres que se sentem fracas e a pressão cai com mais facilidade nessa época. Mas esse problema pode ser resolvido com a ingestão de algum alimento e, neste caso, ela estará pronta para treinar”, completou Camila Hirsch.

Corra da TPM
Mulheres que sofrem de TPM não só podem, como devem correr regularmente. Isso porque a endorfina liberada com a prática regular de corrida pode ser uma aliada na hora de amenizar ou até extinguir os sintomas. “A endorfina é conhecida como hormônio antiestresse, que atenua as dores bloqueando os sinais que vão para o sistema nervoso. Mas essa substância não vem de graça. Para ter sua liberação no organismo é preciso ter uma regularidade nos treinos”, alertou o fisiologista.