Tour do Rio ampliou a realidade do ciclismo nacional

Atualizado em 12 de agosto de 2010
Mais em

Uma semente foi plantada ao ciclismo brasileiro após o nascimento do Tour do Rio. Pudemos obter um pouco mais de esperança. Estávamos órfãos de provas de alto nível, com a decorrência das etapas, somente a Volta de São Paulo era a nossa referência, não havendo nada similar para uma equiparação.

Este novo ânimo vem provido de pessoas experientes em organizações artísticas e esportivas, mas com o pensamento empresarial de que tanto se necessita para o crescimento da modalidade. As pretensões para 2011 são as melhores e acredito que em breve, equipes pro tour vão entrar em nosso país.

Problemas e adversidades ocorreram com o transcorrer do Tour, mas a magnitude e a abrangência tornam o Tour do Rio especial, concebendo ao ciclista o bem estar e o reconhecimento devido ao seu esforço.

Infelizmente, deparei-me com o outro lado da moeda, a quantidade de problemas que as equipes nacionais têm, em certos casos pela falta de verba institucional firmada, ou simplesmente pelo o árduo trabalho de se conseguir apoio devido aos times nacionais.

Não posso ser utópico aqui e observar que contar somente com eventos de magnitude seria o ideal, temos que obter suporte a estas instituições “EQUIPES DE CICLISMO”, estruturando-as.

Seria de muito bom agrado, um Fórum aos dirigentes de equipe, objetivando uma consultoria interna em cada equipe e auxiliando pedagogicamente a construção de um plano de metas e valores, para o auxílio em uma arrecadação extra a cada uma das equipes, como o SEBRAE realiza com as pequenas e médias empresas.

Temos que descobrir maneiras e formas para que as equipes não fiquem dependentes de ajudas ou auxílios humanitários. Torna-se contraditório exigir de nossos atletas resultados melhores se internamente os problemas ligados à construção das equipes de nossa modalidade se agravam com o passar dos anos!

Infelizmente, a realidade ainda é esta: NOSSO CICLISMO É MANTIDO COM O AMOR PURO, DOS GRANDES APAIXONADOS PELA BIKE! A novela que tantos esperavam está ai! E muitos achavam que o ciclismo de desporto iria se alterar! Alterou? Ajudou? Deixo aqui as perguntas, mas a esperança ainda esta de pé e acredito muito em tempos melhores. 

Você tem dúvida sobre treinos de Ciclismo, sua bile ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Claudio Clarindo poderá respondê-la!