Tour de France: Hagen coloca a Sky no topo

Atualizado em 07 de julho de 2011
Mais em

Edvald Boasson Hagen (Sky) venceu a 6ª etapa do Tour de France – um percurso de 229 km com encerramento em Liseux. O norueguês conquistou sua primeira vitória na competição após protagonizar um sprint poderoso e superar Matt Goss (HTC) e Thor Hushovd (Garmin-Cervélo), que manteve por mais um dia a camisa amarela.

Com uma pequena subida que antecedeu a linha de chega, Hagen viu a oportunida perfeita para alcançar seu triunfo. Goss se recuperou bem e, na falta de Mark Cavendish, levou a HTC a segunda posição. Já Hushovd, apesar de ficar sem a vitória, demonstrou seu bom preparo e mais uma vez terminou o dia como líder do Tour.

“Foi muito bom vencer. Eu me senti bem ontem e hoje também. Queria fazer uma grande prova. Geraint Thomas fez um trabalho incrível. É fantástico a vencer uma etapa neste Tour. Era meu objetivo quando comecei “, disse.

O dia foi marcado por péssimas condições climáticas. Baixa temperatura e chuva ofereceram dificuldades ao pelotão. Um dos prejudicados foi o norte-americano Levi Leipheimer (RadioShack), que sofreu uma queda nos quilômetros finais e perdeu 1min05s. Com isso, ele despencou na classificação geral e agora é apenas o 31º colocado – 1min23s de atraso em relação a Hushovd.

Quem, mais uma vez, passou por apuros foi o espanhol Alberto Contador (Saxo Bank). O espanhol chegou a perder contato com o pelotão após trocar de bike, mas ainda assim conseguiu terminar no tempo do líder.

Anthony Roux (FDJ), Leonard Duque (Cofidis), Lieuwe Westra (VAC), Adriano Malori (Lampre-ISD) e Johnny Hoogerland (Vacansoleil) protagonizaram a fuga do dia. O última remanescente do grupo foi Malori, neutralizado a 2km da meta.

Acompanhe o Tour de France com o Prólogo, a partir das 10h30.

Classificação etapa
1 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling 5:13:37
2 Matthew Harley Goss (Aus) HTC-Highroad
3 Thor Hushovd (Nor) Team Garmin-Cervelo
4 Romain Feillu (Fra) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
5 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Movistar Team
6 Arthur Vichot (Fra) FDJ
7 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto
8 Gerald Ciolek (Ger) Quickstep Cycling Team
9 Marco Marcato (Ita) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
10 Arnold Jeannesson (Fra) FDJ

Classificação geral
1 Thor Hushovd (Nor) Team Garmin-Cervelo 22:50:34
2 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:01
3 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek 0:00:04
4 David Millar (GBr) Team Garmin-Cervelo 0:00:08
5 Andreas Klöden (Ger) Team RadioShack 0:00:10
6 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling
7 Geraint Thomas (GBr) Sky Procycling 0:00:12
8 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling
9 Jakob Fuglsang (Den) Leopard Trek
10 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek