Tour de France: Cavendish e Hushovd desqualificados

Atualizado em 04 de julho de 2011
Mais em

Mark Cavendish (HTC-Highroad) e Thor Hushovd (Garmin-Cervelo) perderam os pontos obtidos na meta intermediária da terceira etapa do Tour de France realizada nesta segunda-feira (4) após terem se chocado no decorrer da sprint.

Cavendish, que cruzou a linha em quinto lugar na etapa, teve suas ações – assim como Hushovd – consideradas inapropriadas ao contexto da prova, pelos árbitros da etapa do Tour.

Os juízes alegaram que o norueguês saiu de sua rota, ao passo que Cavendish claramente teria usado sua cabeça, modificando a posição de seu corpo, para afastar Hushovd.

Rolf Aldag, da HTC-Highroad, relatou o fato ao Cyclingnews. Ele disse que o chefe de arbitragem da etapa confirmou a decisão, dizendo que os dois ciclistas foram desqualificados, ao passo que Thor foi imprudente, mas que Cavendish não poderia reagir desta forma, utilizando sua cabeça como mecanismo de defesa.

Aldag ainda confirmou que a HTC-Highroad não recorrerá. “Não tem como recorrer. No ano passado eu gastei três horas discutindo com os juízes, por terem desqualificado Renshaw, mas uma vez que a decisão está tomada, não há como voltar atrás”.

O incidente rebaixou Hushovd de terceiro para quarto lugar na disputa pela camisa verde, que até então tem como dono o espanhol Jose Joaquin Rojas, da Movistar. Cavendish tinha sido o mais rápido na meta entre os rivais pela camisa verde, em sexto, atrás apenas dos cinco integrantes da fuga.

Quem quiser acompanhar a cobertura da prova minuto a minuto pode acessar a transmissão interativa no portal Prólogo, com início todos os dias às 10h30. O acesso pode ser feito no site http://prologo.uol.com.br/tourdefrance/