Tour de France 2011 terá programa especial antidoping

Atualizado em 28 de junho de 2011
Mais em

A União Ciclista Internacional (UCI) e a Organização Anti-Doping francesa (AFLD) anunciaram à imprensa que fecharam um acordo de colaboração para o Tour de France 2011, que começa no próximo dia 2.

O programa antidoping criado para o Tour de France será realizada por duas equipes mistas com agentes das duas instituições, cada uma composta por três inspetores que irão coletar amostras de cada dia da corrida, bem como vários dias antes do início da prova. Um deles será responsável pelos testes nas linhas de chegada.

Além das 198 amostras de sangue dos ciclistas, uma por atleta, que serão incluídas no passaporte biológico de cada um e serão coletadas na quinta-feira antes da corrida, as duas equipes devem fazer cerca de 150 testes de urina e 50 exames de sangue durante o evento. Outros testes também podem ser realizados de acordo com o passaporte biológico dos atletas. 

As análises serão realizadas, principalmente, pelo laboratório Châtenay-Malabry, na França, (amostras colhidas durante a corrida) e do Laboratório de Lausanne, na Suíça (amostras de sangue pré-evento). Algumas amostras também podem ser enviadas para outros laboratórios para análises específicas.

Durante a coletiva de imprensa em Paris para anunciar a parceria, os representantes UCI lembraram sobre as medidas antidoping recentemente aprovadas pelo Comitê da Federação. Entre essas regras, que entrarão em vigor em 1 de julho, está a introdução de um novo artigo com o objetivo de impedir que alguém considerado culpado de violação do regulamento antidoping durante sua carreira de obter licença que permita assumir tarefas importantes no ciclismo, por exemplo, fazer parte do staff de uma equipe.