Tour de France 2010 já tem percurso definido

Atualizado em 16 de outubro de 2009
Mais em

O percurso da 97ª edição do Tour de France, que será realizado entre os dias 3 e 25 de julho de 2010, foi apresentado oficialmente nesta quinta pela organização da prova. O evento de apresentação contou com a presença de Alberto Contador, campeão de 2009, do vice-campeão Lance Armstrong e do terceiro colocado no pódio Andy Schleck. 

No próximo ano, a mais famosa disputa do ciclismo mundial começará em Roterdã, na Holanda, e atravessará a Bélgica antes de chegar ao território francês. No ano passado, a largada foi dada em Mônaco, e em 2008, em Londres.

O Tour terá terá 20 etapas, um prólogo de 8 km e um contra-relógio individual de 51 km, somando cerca de 3.600 km. A próxima edição estará mais dificil que a prova deste ano, com mais desafios nas montanhas. Haverá também disputa em paralelepípedo, tipo de terreno que estava fora do Tour desde 2004, e que volta para homenagear a clássia Paris-Roubaix.    

Em 2010, também será celebrado o centenário da primeira travessia dos Pirineus, legendária escalada entre as fronteiras da França e Espanha. No roteiro dos ciclistas, os montes Aspin, Peyresourde, Tourmalet e Aubisque.

A prova terá início no dia 3 de julho, um sábado, com o prólogo. No próximo ano serão 11 etapas novas para os ciclistas, nas cidades: Arenberg Porte du Hainaut, Bourg-de-Péage, Bourg-lès-Valence, Gueugnon, Longjumeau, Pamiers, Pauillac, Sisteron, Station des Rousses, Tournus, Wanze (Belgica).