Tome nota!

Atualizado em 26 de maio de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

Cada corredor tem uma rotina de treinos e um tipo de alimentação, geralmente saudável e balanceada. Porém, é comum surgirem dúvidas sobre o que consumir antes da corrida. Para auxiliar o corredor, o O2 Por Minuto, com a ajuda de nutricionistas, elaborou uma lista de cinco alimentos indicados para o atleta antes dos treinos.

1. Frutas – As frutas ou sucos naturais são indispensáveis em qualquer dieta balanceada. Antes ou depois da prática esportiva, podem ser consumidas sem restrição, pois são ricas em diversos nutrientes e vitaminas. As frutas ricas em água são melhores ainda, pois auxiliam na hidratação.

2. Pães e biscoitos (integrais) – Tanto no café da manhã como nos lanches da tarde, os pães, bolachas e biscoitos integrais são essenciais antes dos treinos. Eles são ricos em carboidratos, fornecendo assim energia ao corredor. Dependendo da necessidade calórica diária do atleta, o pão (integral, francês) pode ser servido com geléia, requeijão light ou queijos magros, como o cottage ou a ricota.

3. Barrinhas de cereal – Elas são uma ótima opção para carregar ao longo do dia ou comprar em qualquer lugar. Isso porque são fonte de carboidratos e de cereais – que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Porém, fique atento ao valor calórico. Prefira as sem chocolate e mais naturais, que geralmente têm menos adição de açúcares e conservantes.

Os cereais em geral são ricos em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e fibras, e podem ser consumidos em todas as refeições do dia. Do arroz e do milho às barrinhas de cereal e aveia com frutas, são sempre boas escolhas. Fique atento apenas com relação às fibras. Consuma os cereais, principalmente os ricos em fibras, cerca de uma a duas horas antes do treino.

“Assim como o excesso de fibras – que atuam na mobilidade intestinal, a corrida também estimula os movimentos peristálticos do intestino. Associados podem causar um mal estar indesejável e constrangedor”, aconselha a nutricionista da Nutricius, Mariana Klopfer.

4. Iogurtes e queijos magros – Se já estiver habituado a comer laticínios desse tipo antes de correr, continue, pois eles ajudam no fortalecimento muscular. “O consumo de laticínios impede a perda de massa magra durante o esforço físico”, revela a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira.

Porém, não os insira em seu cardápio pela primeira vez antes da corrida, pois podem ser indigestos. Opte por consumir cerca de uma ou duas horas antes da atividade e, se for novidade, deixe para experimentar em um outro dia.

5. Água – A hidratação antes da prova ou treino é essencial. Além de água, podem ser ingeridos sucos naturais e bebidas esportivas. Só tome cuidado com o horário, pois uma grande ingestão de líquidos antes de correr pode aumentar a vontade de urinar, prejudicando a disputa. Vá ao banheiro antes da largada e beba água no percurso conforme sentir necessidade.