Tênis Newton chega ao Brasil

Atualizado em 09 de fevereiro de 2011
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

Com a palestra “Join the Natural Running Revolution”, ou “Junte-se à Revolução da Corrida Natural”, em português, foi apresentado o tênis Newton Running, que chega ao Brasil neste começo de ano. O responsável pela apresentação do calçado foi Iam Adamson, diretor de Pesquisa & Ensino da Newton Running, que é especialista em Medicina Desportiva, Engenharia Biomecânica e foi atleta profissional.

No evento, realizado nesta terça-feira, dia 8 de fevereiro, no Lounge One do shopping Iguatemi, em São Paulo, Adamson falou sobre a ciência da corrida humana e os mecanismos para colocar a Natural Running Form (Forma Natural de Corrida) em prática. O principal objetivo do calçado é levar os corredores a praticarem o esporte como se estivessem descalços, pisando primeiro com a parte da frente do pé, deixando assim a postura mais ereta.

De origem norte-americana, o tênis, que faz alusão à terceira Lei de Newton – “toda ação provoca uma reação de igual intensidade, mesma direção e sentido contrário”, foi concebido com uma característica de “membrana ativa”, que promove absorção do impacto com retorno de energia, evitando lesões.

Porém, apesar das vantagens prometidas, os interessados em correr com o novo calçado, que já pode ser encontrado nas lojas Track&Field pelo preço de R$ 400, devem antes, como indica Adamson, passar por um período de adaptação.

“Comece com passos descalços de baixa intensidade, com foco em pousar suavemente a parte da frente do pé (não com os dedos, mas sim com a parte macia da frente). Depois passe para corridas de 2 km a 3 km com o tênis. É importante não ser muito veloz, nem colocar muita intensidade nem distância até estar totalmente adaptado a esta nova forma de correr”, falou.