Tênis de corrida vão ficar mais caros

Atualizado em 10 de setembro de 2009
Mais em

Nesta quarta-feira, dia 9 de setembro, foi publicada no Diário Oficial da União a decisão da Camex (Câmara de Comércio Exterior) de sobretaxar os calçados procedentes da China. Pelos próximos seis meses, os produtos oriundos do país asiático terão uma alíquota específica de U$ 12,47 (aproximadamente R$ 23), além do imposto de importação de 35%, que já é cobrado para mercadorias oriundas de nações que não fazem parte do Mercosul.

Esta medida foi adotada para inibir o “dumping” praticado pela China, que exporta seus calçados a um preço inferior ao comercializado internamente, e visa proteger a indústria brasileira e gerar mais empregos.

“Foram 42 mil desempregados no último trimestre de 2008. Queremos recuperá-los e ainda aumentar a oferta de trabalho”, afirmou Milton Cardoso, presidente da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados).

Com a medida, os tênis das principais marcas utilizadas pelos praticantes de corrida devem sofrer um aumento nos preços. Após o prazo de seis meses, o Ministério vai analisar o impacto da nova alíquota e estabelecer uma tarifa definitiva, que vigorará por cinco anos.