Tire suas dúvidas sobre lesões no tendão de Aquiles

Atualizado em 27 de junho de 2010
Mais em

Onde fica exatamente o tendão de Aquiles?
Vale primeiramente colocar que a nome atual para o tendão de Aquiles passou a ser tendão Calcâneo, pela característica de sua inserção, mas para que fique mais claro aos leitores vamos manter nosso famoso tendão de Aquiles, aquele mesmo da mitologia grega, cuja lenda diz a mãe de Aquiles segurou-o pelos calcanhares para mergulhá-lo no rio Estige e torná-lo invulnerável. Durante o cerco da cidade de Tróia, na batalha do mesmo nome, Aquiles foi ferido por uma flecha desferida pelo deus Apolo, atingindo-o na região do calcanhar, o que tornou impotente na batalha e o levou, posteriormente, à morte. 
 
Medical Illustration, Human Anatomy Drawing

O tendão de Aquiles é constituído pela fusão das aponeuroses dos músculos gastrocnêmios e sóleo, ocupando o terço inferior da perna, onde se inserem distalmente no osso calcâneo.

Qual a sua importância para os membros inferiores?
O tendão de Aquiles é o mais volumoso e resistente tendão do corpo humano, sendo imprescindível para o perfeito funcionamento do mecanismo articular do tornozelo, desenvolvimento da marcha, corrida e salto.

O que pode causar uma lesão nesse tendão?
Há vários fatores que possam causar a lesão desta estrutura, podendo ser traumáticas ou em virtude de sofrimento prolongado, exercício intenso e forças de tração ou tensão, especialmente quando se realiza uma súbita extensão do tornozelo, com os músculos gastrocnêmios e sóleo contraídos.

Que tipos de lesões são mais comuns no tendão de Aquiles?
As lesões vão desde um processo inflamatório, podendo passar pela fase aguda, à evolução para uma cronicidade, onde torna o tendão vulnerável a principal lesão desta estrutura, que é a ruptura total.

Como é possível reconhecer uma lesão no tendão (o atleta sente dor ou outro tipo de desconforto? Isso varia entre uma inflamação e um rompimento)?
É muito interessante este tipo de lesão, pois tem uma particularidade, os sintomas variam desde a ausência de queixa, quando o quadro se tornou crônico, até dor súbita e impotência funcional importante. Por esta razão, o diagnóstico destas lesões se faz partindo da avaliação dos sinais e sintomas, associado aos exames subsidiários, como RX, ressonância magnética, ultrassonografia e outros.

Quais são os tratamentos indicados para cada caso de lesão no tendão de Aquiles?
O tratamento é bastante estudado na literatura, mas ainda com muitas controvérsias e resultados conflitantes. As primeiras abordagens foram em 1959 através de imobilizações gessadas e foi evoluindo até os dias atuais, mas com a mesma finalidade: restaurar a função normal, força e mobilidade sem complicações.

Para os processos inflamatórios do tendão, as abordagens são conservadoras através da fisioterapia, utilizando meios anti-inflamatórios como ultrassom, laser de arceneto de gáleo, eletroanalgesia e iontoforese, que é o uso de corrente elétrica para propulsionar algum medicamento. Para as rupturas, a indicação é cirúrgica.

O que é possível fazer para prevenir que uma lesão ocorra?
A prevenção é sempre o melhor remédio e, desta forma, temos que primeiramente preparar músculos e tendões para o esforço que queremos submetê-lo. Alongamentos, fortalecimento muscular, exercícios proprioceptivos e também ter conhecimento da pratica esportiva da corrida, para conhecer os mecanismos de lesão, gesto esportivo e ter conhecimento dos riscos de uma progressão rápida, esforços repetitivos com pouco período de descanso, e finalizando com conhecimento das causas intrínsecas e extrínsecas da prática.

Existe algum tipo de tênis ou outro equipamento para corredores que ajudam a evitar lesões no tendão de Aquiles?
Como finalizamos a resposta anterior, primeiramente há fatores intrínsecos que levam à sobrecarga do tendão de Aquiles, como anatomia, problemas musculares genéticos, tipo de pisada, etc. Os fatores extrínsecos são os terrenos inadequados e possíveis acidentes. Desta forma, após realizadas algumas avaliações específicas podemos até utilizar algum tênis mais apropriado, palmilhas ou calcanheiras, mas jamais isto evitará uma possível lesão do tendão de Aquiles, apenas minimizaremos os riscos.

Existem indicações de exercícios de flexibilidade e fortalecimento para a região do tendão de Aquiles como prevenção de lesões?
Os exercícios de alongamento da cadeia posterior, ou seja, da região posterior da coxa e da perna são os mais indicados para minimizar os esforços, e o fortalecimento da panturrilha através de exercícios específicos.

Existem exercícios também para fortalecimento e flexibilidade para amenizar a dor quando o problema já existe?
A dor é a única forma que o corpo tem de se comunicar conosco e, desta forma, quando há dor, a indicação é se afastar da atividade esportiva e tratar de forma adequada, e só depois que a dor ser controlada podemos iniciar os fortalecimentos.