Thunderbird e a corrida

Atualizado em 06 de novembro de 2007
Mais em

Por Odara Gallo e Cadu Alves

Uma corrida de 700 metros e um piripaque em seguida mudaram a vida de Thunderbird. Ele parou de fumar, começou a treinar com uma assessoria esportiva e adotou a corrida como parte do seu estilo de vida.

O2 – Como você começou a correr?
Thunderbird – O que me levou para a corrida foi o medo de morrer de câncer. Já fumava há muitos anos e um amigo me chamou para correr no Parque do Ibirapuera. Tive um piripaque na pista de Cooper e foi ali que eu tomei a decisão de parar de fumar e não deixar nenhuma porta aberta para voltar.

O2 – A corrida te ajudou a parar de fumar?
Thunderbird – Logo no início, sentia muita vontade de fumar. Cada vez que batia a vontade, saía correndo. Posso dizer que, literalmente, saía correndo do cigarro. Acho que é a droga mais difícil que eu já enfrentei. Depois de nove anos que parei, ainda sinto vontade e a corrida ajuda nessa hora.

O2 – Você sentiu muita dificuldade do início?
Thunderbird – No começo, me machucava porque nem sabia que precisava alongar e aquecer, até que descobri um professor que passou a me dar as diretrizes do treino de corrida.

O2 – Dá para conciliar a corrida com a vida de músico?
Thunderbird –
A minha vida saudável é incompatível com o mundo do rock. Como toco à noite, passo às vezes muitas semanas sem treinar, e o retorno é difícil. Quando treinei para a maratona, a banda ficou um pouco de lado, mas valeu a pena porque fazer uma maratona é sensacional.

O2 – O que melhorou fisicamente depois que você começou a correr?
Thunderbird –
A primeira mudança que senti no meu corpo foi o peso. Pesava 110 kg e perdi 20 kg. Fui perdendo peso gradualmente. Minha disposição ficou maior para fazer show e sair pulando no palco.

O2 – Quais são as principais vantagens da corrida?
Thunderbird –
A corrida é um esporte mais barato, mais simples e mais saudável. Até tentei fazer outros esportes, mas você precisa de um oponente, de uma bola, de um juiz… Para a corrida, você precisa apenas de um par de tênis.

O2 – Você trocou outros vícios pela corrida?
Thunderbird –
Quando você termina uma prova ou treino longo, a sensação é muito especial. A endorfina é a droga mais bacana e não te estraga.