Terra da garoa, e do inverno

Atualizado em 12 de julho de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

O cenário para a etapa de Inverno do Circuito das Estações Adidas, realizado nesta manhã de domingo, dia 12 de julho, em São Paulo, não poderia ser outro. O clima frio e a garoa típica da capital paulista foram o pano de fundo para os seis mil corredores que, desde cedo, se reuniam nas proximidades do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu.

Porém, quem pensa que a temperatura baixa dos termômetros, que marcavam 10ºC às 8h, horário da largada, foi um empecilho para os atletas, está enganado. “Eu prefiro correr com um friozinho, parece que cansa menos, acho bem melhor que no verão, com aquele sol forte”, falou a professora Mônica Ragano, 24.

“Foi muito bom, o frio não atrapalha não, na verdade, até cansa menos, nem a chuvinha que caiu em alguns momentos foi ruim”, concordou o publicitário Fábio Neto, 38, que falou sobre a prova. “É a melhor de São Paulo, muito bem organizada, com um percurso muito interessante, já que podemos passar correndo por lugares que só passamos de carro”.

As subidas comuns na região central da cidade também fizeram parte do trajeto de 10 km da corrida. “Para quem está acostumado com o percurso da USP, onde é tudo plano, as ladeiras daqui pesam um pouco, mas também não chegam a atrapalhar”, falou a bióloga Ana Flávia Poli, 24, que corre há quatro meses e estreou nas provas de 10 km.

Por incentivo das amigas
Há um ano, a enfermeira Mônica Izabel de Souza, 30, queria começar a praticar um esporte. Com o incentivo das amigas ela optou pela corrida. “Precisava colocar um esporte em meu dia-a-dia, aí, por incentivo de algumas colegas comecei a correr. Porém, hoje só sobrou eu”, brinca Mônica, que comentou sobre a corrida.

“Foi um teste para mim, já que o percurso exigia bastante, mas gostei demais da prova, muito bem organizada. Quero voltar para completar a mandala”.

Estreia nos 10 km
O economista Marcello Queiroz, 60, caminhava há mais de 15 anos, quando, em 2007, decidiu acelerar as passadas. Com apoio de um grupo de corrida, Queiroz não parou mais, e neste domingo fez sua primeira prova de 10 km. “Foi muito bom. Cansativo, mas bem legal. Acredito que, por enquanto, essa distância seja meu limite, mas quem sabe não aumente mais para frente”.

Com 28 anos, a médica Daniele Pádua começou a correr há um mês, em busca de bem-estar e qualidade de vida. “Moro perto do Parque do Ibirapuera, então foi mais fácil. Admito que deu um medinho, já que esta foi minha primeira prova na vida, mas foi tudo muito gostoso, nem o frio atrapalhou, já que, com o passar dos quilômetros, a adrenalina ajuda a esquentar”, falou.

Os vencedores
Entre os atletas que buscam os melhores tempos, a vitória ficou com José Rodrigues dos Santos, que completou a prova em 30min28s. Rafael Santos de Novaes ficou na segunda colocação, com a marca de 31min09s. Na terceira posição veio Renílson Vitorino da Silva, com 32min16s.

Na disputa feminina, a campeã foi Simone Alves da Silva, que fez o tempo de 34min16s, seguida por Tatiele Roberta de Carvalho e Elisabeth Esteves, que completaram os 10 km em 36min28s e 37min21s, respectivamente.

Fotos: Fernando Martins

:: Circuito das Estações Adidas – Etapa de inverno – São Paulo
Data: 12 de julho de 2009
Horário: 8h
Percurso: 10 km
Clima: Nublado e frio
Temperatura: 12ºC (média)

Vencedores

Masculino
1º – José Rodrigues dos Santos – 30min28s
2º – Rafael Santos de Novaes – 31min09s
3º – Renílson Vitorino da Silva – 32min16s
Feminino
1ª – Simone Alves da Silva – 34min16s
2ª – Tatiele Roberta de Carvalho – 36min28s
3ª – Elisabeth Esteves – 37min21s