Técnicas de pilates que podem te ajudar na corrida

Atualizado em 06 de julho de 2011
Mais em

Por Cristina Abrami

Com mais de oito décadas de existência, o método Pilates ainda pode ser considerado um método revolucionário de condicionamento físico e busca da saúde integral.

Os princípios do método vêm sendo mais estudados e pesquisados, revelando porque os resultados dessa prática são tão eficazes. Longe de ser um modismo, a técnica busca o equilíbrio físico, mental e emocional do homem contemporâneo, cada vez mais carente de atenção, em relação às necessidades básicas de saúde e na qualidade de vida.

Criativo e visionário e, como Joseph Pilates se considerava, 50 anos a frente de seu tempo, ele deixou seu legado não só na sistematização de exercícios com princípios próprios e bem definidos, como também em equipamentos especialmente desenvolvidos para sua prática.

Parece cada dia mais difícil conseguir tempo para se exercitar, conectar-se com os outros e principalmente consigo mesmo. Também ciente dessa necessidade, Joseph Pilates criou uma série de equipamentos que podem ser utilizados tanto no estúdio como em casa. Sem dispensar a orientação de um instrutor, Joseph Pilates também estimulava seus alunos a se exercitarem todos os dias em suas casas.

Entre esses equipamentos destacamos dois deles: a Chair e o Spine Corretor. São equipamentos pequenos e versáteis que podem ser utilizados em espaços reduzidos e que proporcionam uma variedade de possibilidades de treinamento e relaxamento, que podem ser bastante explorados pelos corredores.

A Chair foi criada inicialmente inspirada na cadeira de rodas. Por ter tido uma saúde frágil na infância, Joseph Pilates sempre se preocupou em criar alternativas para que pessoas com limitações de movimento pudessem se exercitar. Mais tarde, trabalhando com atletas e artistas circences, desenvolveu outro modelo de cadeira que oferecia menos assistência e era mais desafiadora, perfeita para o treinamento de atletas.

De quebra, esse modelo podia ser utilizado como móvel da casa, uma cadeira comum que uma vez virada ao contrário, transformava-se em equipamento para a prática de exercícios. A Chair é muito adequada para trabalhar com desequilíbrios posturais e também na reabilitação de lesões e treinamento do gesto técnico do movimento da corrida.

Outro equipamento interessantíssimo e de grande aplicação aos corredores é o Spine Corrector. Criado para alongar e fortalecer principalmente a musculatura do tronco, tem design anatômico e como o próprio nome indica, foi desenvolvido para reestabelecer o equilíbrio postural, proporcionando também um relaxamento e alongamento dessa região.

Assim como a Chair, vários modelos diferentes em tamanho e formatos foram criados para atender diferentes necessidades e habilidades de cada pessoa.

Mergulhar no universo do método Pilates é encantar-se com a genialidade e as várias possibilidades que seu criador nos ofertou para mantermos a saúde, o equilíbrio, a beleza e a forma física.

No mundo em que vivemos, especialmente nas grandes cidades, criar alternativas de tempo e espaço para cuidar de nós mesmos é um desafio. O importante é compreender que temos opções. Precisamos basicamente nos comprometer e dar o primeiro passo. Buscar essa prática pode revelar um universo inteiramente novo e cheio de possibilidades. Permita-se!

* Cristina Abrami é professora de educação física e diretora técnica do CGPA Pilates – www.cgpapilates.com.br