Tcheco vence etapa inédita na Bahia

Atualizado em 26 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

O terceiro dia da Brasil Ride 2011, nesta terça-feira (25), foi marcado pela vitória de Kristian Hynek (Future Cycling-Sweep), que concluiu a etapa com o tempo de 1h33min58s, apenas 2 segundos a mais do que o português Luís Leão Pinto (Team Spano-Luso). Ambos concluiram a disputa no Cross Country – novidade novidade mundial em provas por etapas – em uma chegada em sprint e mantiveram uma média de velocidade de 22,3 km/h, mesmo precisando empurrar a bicicleta, ao adentrarem a Capela do Bom Jesus.

O suíço Lukas Kauffman ficou com a terceira posição, seguido pelo brasileiro Josemberg Pinho, que se envolveu num incidente a metros finais da meta e perdeu um tempo precioso. O quinto lugar foi de Tomas Vokrouhlik (BMC), da República Tcheca, que vem se recuperando na prova, depois de precisar pedalar por mais de 100 quilômetros com mono-marcha (single speed) na segunda-feira (24), depois de enfrentar problemas mecânicos na transmissão.

O percurso de 35 quilômetros exigiu muita habilidade ciclistas. Apesar das dificuldades, os participantes tiveram um dia menos cansativo devido ao curto trajeto, que teve como destaque os trechos de single track (trilha estreita), além do intenso envolvimento dos moradores do local, sendo que o ponto alto do estágio foi a passagem dos ciclistas por dentro da Capela do Bom Jesus, localizada da área maia alta da cidade de Rio de Contas, na Bahia, a mais de mil metros de altitude.

A disputa, novamente marcada pelo forte sol, contou com a regra diferenciada do “cross country” em que as duplas puderam separar-se e lutar individualmente pela vitória – o resultado final foi calculado pelo tempo médio de chegada entre os dois competidores. O resultado final, após a somatória dos tempos, fez com que a equipe da República Tcheca, que defende o título da prova, confirmasse o primeiro lugar. Os brasileiros Josemberg Pinho e Raphael Mendes estão logo atrás e levaram também a melhor na categoria Brasil. Em terceiro ficou o time dos campeões ibéricos, Luís Leão Pinto e Alejandro Dias Lopez.

Pela categoria Máster o Brasil também foi muito bem representado com a vitória individual de Abraão Azevedo. A diferença, no entanto, não foi suficiente para tirar a camisa de líder dos suíços Barti Bucher e Hansjuerg Gerbe. Nas categorias mista e feminina não houve modificações na classificação geral, com a liderança de Ivonne Kraft & Mateus Ferraz e Adriana Nascimento & Sabrina Gobbo.

A etapa contou com a integração entre o público e os atletas, já que os competidores pedalaram num circuito fechado de sete quilômetros (5 voltas). Além disso, houve uma prova realizada entre as crianças, que realmente agitou a praça do centro histórico de Rio das Contas, na Bahia.

A quarta etapa da Brasil Ride será marcada pela grande beleza do trajeto, onde será possível avistar o pico do Barbado, com 2.033 metros de altitude – o maior de todo o nordeste brasileiro. O desafio terá duas subidas mais fortes, com o piso predominantemente de pedra solta, que somarão 2.343 metros de desnível no total.