Tá na mão

Atualizado em 13 de abril de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

Mulheres gostam de ter bolsas que cabem tudo o que julgam necessário carregar com elas. Porém, saber o que realmente é preciso levar para os treinos é uma tarefa um pouco difícil. Para acabar com as dúvidas, Camila Hirsch, diretora técnica da Personal Life e consultora Asics, dá algumas dicas sobre os itens básicos e alguns que podem ajudar no pós-treino ou mesmo durante a corrida. “É bom levar um par de meias, um top, uma camiseta ou até um short a mais, para poder trocar e não sair toda suada”, indica.

Já as corredoras que saem do trabalho e vão para os treinos precisam levar também os itens básicos, entre eles: um par de tênis e de meias, um top, um short, uma blusa, se necessário e desodorante. As que vão treinar direto de casa, principalmente durante o dia, podem levar também: protetor solar, boné ou viseira, óculos de sol, uma toalhinha e vestimenta a mais.

Dependendo do clima ou estação do ano, alguns acessórios auxiliam a atleta no caso de mudança inesperada de temperatura. “Caso pegue chuva, terra ou lama, as meias a mais irão te ajudar”, afirma a treinadora. “Principalmente, se ficar molhada, a troca a mais de roupa, complementada com jaqueta, tênis e capa de chuva, ajuda muito!”.

Por cautela, é preciso sair sempre com os documentos, tomando cuidado para não perdê-los durante o trajeto. A hidratação e alimentação ficam por conta do hábito de cada corredora. Além do mais, para considerar “essencial” algum item, é preciso passar por algumas situações ou mesmo tempo na corrida. Pois assim fica mais fácil descobrir o que é necessário para levar em sua mochila.

Bem melhor com eles
Para melhorar o bem-estar durante e depois dos treinos, há alguns itens que opcionais. “Leve um par de chinelos ou papete para tirar o tênis e deixar os pés arejados até tomar banho, relaxa bastante”, aconselha Camila. “Lencinhos umedecidos dão uma aliviada no suor e ajudam a limpar as mãos e o rosto, se necessário, logo após o treino”. Outra dica é levar uma toalha ou forro para o banco do carro, para que não molhe com suor.

Guarde também um espaço no seu nécessaire para levar um dinheiro para tomar uma água de coco após o treino ou até comprar um lanchinho. E para aquelas que não correm sem uma boa música, não se esqueçam do mp3 e do celular. Por fim, correr com os cabelos presos é bem mais confortável. “Elásticos de cabelo a mais ou faixas, nunca são demais. Uma escova ou um pente também te ajudam a colocar os fios em ordem”, aconselha Camila.