Sustentabilidade à mineira

Atualizado em 25 de julho de 2010
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

Mais uma vez a Lagoa da Pampulha foi palco de uma corrida de rua em Belo Horizonte. Com largada às 8h, no parque Ecológico da Pampulha, a quarta etapa da Braskem Eco Run foi realizada neste domingo, dia 25 de julho. Milhares de corredores participaram do evento, que contou com trajetos de 5 km e 10 km.

Criado com o intuito de despertar a consciência ecológica e a sustentabilidade também nos corredores, este circuito tem como lema a preocupação ambiental. Com intervenções planejadas para causar o mínimo de impacto e inspirar práticas social e ambientalmente responsáveis, a prova usa materiais reciclados e recicláveis em grande parte de sua arena.

Além disso, toda a emissão de carbono resultante da realização do evento é auditada e compensada por meio do plantio de árvores. A educadora física Fernanda Montanari Dornelas, de 26 anos, aprova a idéia da Eco Run. “Acho bacana a ideologia da prova. Espero começar a praticar mais atitudes sustentáveis que vi por aqui”, disse.

O que importa é correr
Se a preocupação com o meio ambiente é importante, a prática da corrida não pode ficar de fora. Com um clima agradável e um percurso plano, a corrida deste domingo agradou os participantes.

“A prova foi muito boa. Senti um pouco de frio no começo, mas isso não atrapalhou. O percurso teve uma mudança pra melhor, porque saiu um pouco da rotina das provas realizadas aqui em Belo Horizonte”, confirmou Fernanda, que corre desde janeiro.

“Decidi começar a correr pela minha profissão e também por diversão. Quando comecei a participar de provas, não parei mais”, completou a atleta, que revelou gostar também do Circuito das Estações adidas, do qual já participou duas vezes este ano.

Esportista nato
Lúcio Pinto Moreira, de 54 anos, corre há pouco mais de um ano. Porém, a prática de atividades físicas sempre esteve presente em sua vida. “Já pratiquei Judô, Jiu-jitsu e hoje ainda faço mergulho”, revelou o contador.

A corrida, especificamente, entrou na vida de Lúcio quando abandonou de vez o cigarro e, com medo de engordar, buscou uma atividade aeróbica. “Busquei a corrida para a manutenção da forma física saudável”, resumiu o atleta.

A organização da Braskem Eco Run foi um ponto positivo para o corredor, que elogiou o percurso. “É praticamente plano, sem muitas subidas ou descidas fortes. Nós de Belo Horizonte já estamos acostumados a correr aqui”, finalizou, completando ainda que espera colocar mais atitudes sustentáveis em sua vida.

Clique aqui para ver o seu resultado na competição

Fotos: Tomás Arthuzzi

Resultados

Masculino
10 km
1º – Egnaldo Elias Campos – 32min06s
2º – Heleno Fortes Ribeiro – 33min37s
3º – Bruno Ricardo da Assunção – 34min18s

5 km
1º – Alan Robert Aparecido Benevenuto – 16min24s
2º – Peterson de Souza – 16min47s
3º – Fernando Joaquim Emidio – 17min41s

Feminino
10 km
1º – Claudia Helena Dumont – 40min20s
2º – Juraci da Consolação Evangelista – 41min49s
3º – Flávia do Valle Oliveira Andrea – 46min04s

5 km
1º – Larissa Marcelle Moreira Quintão – 19min34s
2º – Maria Vitória Cota de Abreu – 21min37s
3º – Natalia Braggio – 22min27s