Sustentabilidade à gaúcha

Atualizado em 17 de abril de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

A cidade de Porto Alegre recebeu neste domingo, dia 17 de abril, a primeira etapa da Braskem Eco Run em 2011. A prova teve largada às 9h, no Parque da Harmonia, e recebeu três mil corredores para os percursos de 5 km e 10 km. Além dos atletas, quem também marcou presença no evento foi o sol, que não deu trégua aos participantes.

“Estava quente, o sol brilhou o tempo todo, mas a prova em si foi muito boa e bem organizada”, disse Nádia Paz Borges, de 29 anos. “Corro há um bom tempo, porém essa é apenas minha quarta prova. Adorei a Eco Run, achei que foi um evento muito bem feito”, completou.

“Gosto de correr, independente das provas, mas aproveito esses eventos para me desafiar, testar meus limites. Fiquei muito satisfeita hoje!” finalizou a atleta, que correu o trajeto maior em 53min17s. “No final, o cansaço tomou conta de mim, mas não desisti, cruzei a linha de chegada empolgada”, finalizou a psicóloga.

Em busca de saúde
A funcionária pública Elaine Candido da Silva, de 48 anos, começou no esporte para manter a qualidade de vida. “A corrida ajuda a trabalhar muito a parte cardiovascular e respiratória, isso me proporciona muita saúde. Além da parte física , pois o gasto calórico é bem grande”, disse a corredora, que mostrou-se satisfeita com o evento.

“Eu achei essa edição muito melhor do que as outras. Não sei o que foi, mas o clima estava ótimo, o pessoal estava animado e eu fiz um bom tempo”, falou Elaine, que fez os 5 km em 29min43s. “A Braskem Eco Run está de parabéns, a camiseta do kit é linda!”.

Veterano nas provas gaúchas
O administrador de empresas Renato de Oliveira Carrilho, de 52 anos, é experiente no esporte. Ele corre há cerca de seis anos e participa de várias disputas na capital gaúcha. “Gosto muito desse percurso da Eco Run, é dos meus preferidos. Aqui na cidade não temos muitas opções de espaços para os eventos de corrida, mas esse é um dos melhores”.

O tempo fechado preocupou o atleta no sábado, mas a surpresa veio na largada. “A prova foi perfeita. Estava preocupado com o tempo, pois choveu muito no sábado. Porém, o tempo estava ótimo e levou a corrida a um nível maravilhoso”, contou o corredor, viciado no esporte, que o fez até largar a pelada com os amigos.

“Me programo para participar de pelo menos 80% das provas da cidade, adoro esses desafios. Praticamente troquei o futebol pela corrida”, completou Carrilho, que treina com o pessoal da academia e nas ruas da região. “Tento manter uma disciplina nos treinos e procuro bastante informação sobre o assunto. Minha esposa também me incentiva a melhorar, pois também corre comigo, é uma ótima companheira de vida e de corrida”, finalizou.

Fotos: Rubens Nemitz Jr.

Vencedores

Homens
5 km
Lucas Castilho Guimarães – 15min22s80
Ioran Fernandes Etchechry – 15min26s38
Joel Sychoki – 15min38s68

10 km
Luis Fernando Luz dos Santos – 31min01s72
Claudinei Ribeiro – 32min55s73
Gerson Rafael Schwantes – 34min08s75

Mulheres
5 km
Neli Rosa de Oliveira – 19min14s52
Natacha Mascarello – 19min26s10
Magda Margarete Azevedo – 20min02s51

10 km
Elenir Stropper – 38min25s26
Suelen Spadari – 39min22s04
Jaqueline Oliveira Silveira – 41min39s93