Suspensão exemplar

Atualizado em 01 de abril de 2009
Mais em

A canadense Genevieve Jeanson recebeu uma suspensão de dez anos depois de uma investigação demonstrar que a ciclista utilizou doping durante toda sua carreira. Seu técnico, Andre Abut, e seu médico, Maurice Duquette, graças ao escândalo, tiveram uma pena maior ainda: a suspensão vitalícia.

O Centro Canadense de Ética nos Esportes (CCES) iniciou as investigações sobre a vida da ciclista em 2008, baseado em uma entrevista de Jeanson a uma rádio local, na qual afirmava ter tomado injeções de EPO desde os 16 anos. A ciclista, que foi casada com André Abut entre 2006 e 2007, começou a dar detalhes do assunto após o fim do relacionamento.

Hoje com 27 anos, Jeanson não teve uma pena vitalícia, pois cooperou com as investigações da CCES.

A suspensão não tem grande relevância prática, já que a canadense anunciou aposentadoria em 2005, após ser flagrada por uso de EPO em um exame antidoping realizado durante o “Tour de ‘Toona”, na Pennsylvania.

Jeanson, que representou seu país nos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000, recebia, de seu treinador e de seu médico, desde o início de sua carreira, o medicamento EPO, utilizado para tratamento de insuficiência renal crônica.