Suspensa, Flávia Oliveira tem pena reduzida

Atualizado em 08 de dezembro de 2010
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Uma boa notícia para o ciclismo brasileiro. Flávia Oliveira, suspensa por dois anos, teve sua pena reduzida para 18 meses, após nova decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (CAS).

Na edição 2009 do Giro de Trentino, a ciclista da equipe Michela Fanini testou positivo para uso de oxilofrine – um estimulante da classe das anfetaminas.

Nesta segunda-feira, uma nova análise do caso foi realizada e três membros do CAS encontraram provas suficientes para reduzir a pena de Flavia Oliveira.

Inicialmente, em abril deste ano, ela receberá uma suspensão de dois anos. Na ocasião, o juiz da sentença reconheceu que, mesmo inconscientemente, a atleta consumiu o estimulante, o que foi encontrado em um suplemento dietético conhecido como Hyperdrive 3.0.

Flávia Oliveira recorreu por meio de seu advogado, argumentando que o juiz não havia considerado a possibilidade de que ela tinha ingerido outra versão do suplemento, sem contar o elemento químico oxilofrine.

Como resultado, o período suspensão – inicialmente previsto para terminar em 19 junho de 2011 – terminará em 28 de fevereiro do mesmo ano. Flavia Oliveira ficou satisfeita com o resultado e comemorou a redução da pena.

“Estou muito animada para acabar com isso e voltar a competir”, disse Oliveira ao site VeloNews , que pode ser uma das atletas brasileiras nos Jogos Olímpicos de 2012