Surpresas no Brasileiro MTB

Atualizado em 03 de maio de 2007
Mais em

Esperava-se que o título de campeão brasileiro fosse para o paulista Edivando Souza Cruz ou para o catarinense Ricardo Pscheit, entre os homens, ou para alguma das mineiras Jaqueline Mourão, Roberta Stopa ou Érika Gramiscelli na elite feminino. Mas os vencedores do Campeonato Brasileiro, disputado no dia 29 de abril, na cidade de Ouro Preto (MG), foram o mineiro Rubens Donizete e a paulista Adriana Nascimento.

Os dois tiveram bons resultados na Super Copa de MTB, ranking que inclui provas como o Campeonato Interestadual e o Big Biker, entre outras. Mas não estavam entre os favoritos. Embora Adriana tenha sido imbatível na década de 1990, período em que conquistou cinco dos seus oito títulos nacionais, seu nome não era cogitado para se sagrar campeã em 2007.

A atleta superou Jaqueline Mourão, ciclista do circuito internacional de cross country, e as líderes do ranking nacional Érika Gramiscelli e Roberta Stopa para completar as seis voltas na pista em 1h48min40s, cinqüenta e dois segundos de vantagem sobre Mourão – a segunda colocada.

Trabalho em equipe
Donizete esteve na cabeça do pelotão desde a largada, junto com Ricardo Pscheidt, Gilberto Góes e do seu companheiro Róbson Ferreira. Aliás, os dois fizeram um excelente trabalho de equipe e, até a última volta, ocupavam as duas primeiras colocações. Ferreira, no entanto, teve um pneu de sua bicicleta furado e acabou na terceira posição.

“Tudo deu certo. O pessoal da equipe está muito entrosado, e fizemos o trabalho de equipe certinho. Isso foi fundamental para o nosso desempenho”, explicou Donizete.

“Até agora a ficha não caiu. Ser campeão brasileiro é o objetivo de qualquer atleta e estou muito feliz por isso”, comemora o novo campeão nacional.

Classificação
Elite masculino
1) Rubens Donizete (Amazonas/ProShock/Kona) 1h55min58s
2) Gilberto Góes (Coyotes/KHS) a 1min10s
3) Robson Ferreira (Amazonas/ProShock/Kona) a 2min06s
4) Odair Pereira (Scott/Proshock/Vzan) a 2min44s
5) Tácio Camargo (Merida/Power Bar) a 4min13s
6) Edivando de Souza Cruz (Astro/Vzan/Maxxis) a 5min13s
7) Uira Ribeiro de Castro (Avulso) a 5min44s
8) Ricardo Pscheidt, (Joel Bikes/Felej) a 7min15s
9) Abraão de Azevedo (Sundown/Pro Esporte) a 7min34s
10) Thiago Aroeira (Sundown/Centauro) a 8min30s
Elite feminino
1) Adriana Nascimento (Avulso) 1h48min40s
2) Jaqueline Mourão (Red Bull/Scott) a 52s
3) Roberta Stopa (A Tribuna/Unilus/Specialized) a 1min25s
4) Érika Gramiscelli(A Tribuna/Unilus/Scatt) a 8min46s
5) Julyana Machado (Sundown/Centauro) a 10min20s
6) Lorena Oliveira (Clube Maringaense) a 14min53s
7) Aline Lombello (Avulso) a 16min03s
8) Daniela Machado (Hora do Blush/Da Matta) 5 voltas
9) Glaidiany Resende (Vanios Jeans/Fox) 4 voltas
10) Tatiana Santos (ACM) 3 voltas