Surpresa queniana

Atualizado em 16 de março de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O queniano Sammy Kitwara surpreendeu a todos e venceu, no último sábado (14), a Fortis City-Pier-City, disputada na cidade de Haia, na Holanda. Os olhos do mundo estavam voltados para a prova, porque o etíope Haile Gebrselassie pretendia quebrar o recorde mundial da meia-maratona na competição, mas o homem mais rápido da história na maratona teve que se contentar com a segunda posição.

O duelo entre Kitwara e Gebrselassie foi intenso. Mesmo atrapalhado pela chuva e o vento, o etíope ditou um ritmo muito forte durante a corrida, mas sempre teve a companhia do queniano ao seu lado ao longo dos 21 km. A 400 metros do final, Haile iniciou o sprint para deixar seu rival para trás, porém, Sammy teve forças para acompanhar a investida de seu adversário e arrancar para vitória com o tempo de 59min47s.

“Estou muito feliz, pois venci um grande campeão”, vibrou Kitwara, que pela primeira vez em sua carreira completou uma meia-maratona abaixo de uma hora.

Gebrselassie, que cruzou a linha de chegada apenas 3s após o campeão, elogiou seu rival e lamentou as adversidades climáticas durante a prova. “As condições do tempo não estavam apropriadas para minhas características, mas eu perdi para um ótimo atleta. Cometi o erro de iniciar o sprint final muito cedo”, disse o etíope.