Surpresa na Paris-Tours

Atualizado em 10 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Uma das últimas oportunidades para os velocistas na temporada, a Paris-Tours 2011 terminou com a vitória de Greg Van Avermaet (BMC), no último sábado. O belga superou o italiano Marco Marcato (Vacansoleil-DCM) no sprint final, após os dois ciclistas protagonizarem uma fuga na parte final da prova.

Apesar dos esforços, o pelotão chegou quebrado a meta e frustrou os favoritos Philippe Gilbert e (Omega Pharma) e Mark Cavendish (HTC-Highroad). Bicampeão da competição, em 2008 e 2009, Gilbert não escondeu a frustração com o resultado. “Não consegui obter quase nenhuma ajuda do time. Tentei por diversas vezes me lançar ao ataque, mas sem sucesso, assim como os outros times, que tiveram muitos problemas para organizar uma perseguição com sucesso”. O ciclista belga terminou na 67ª posição, a 1min46s do compatriota Van Avermaet.

Neste ano, a rota da prova foi modificada para não atrapalhar o processo de construção dos trilhos de uma linha de trem local. A reta final da prova de 2010, vencida por Oscar Freire, contava com 2400 metros, mas em 2011, a reta foi reduzida para apenas 660 metros.

“Eu adoro a Paris-Tours, mas definitivamente não do jeito como ela ocorreu neste ano. Ficar mudando um trecho da prova todo ano, ora o começo, ora o final, é ruim e deixa os ciclistas perdidos”, reforçou Gilbert, que apesar do desapontamento fez questão de elogiar o compatriota. “É uma grande surpresa. Foi aqui que tudo começou para mim e eu espero que aconteça o mesmo para ele”, desejou o recém-contratado da BMC.

Classificação

1 Greg Van Avermaet (BEL/BMC) 5h21min43s
2 Marco Marcato (ITA/Vacansoleil-DCM) a 2s
3 Kasper Klostergaard Larsen (DIN/Saxo Bank) a 15s
4 Ian Stannard (GBR/Sky) m.t.
5 Laszlo Bodrogi (FRA/Team Type 1 – Sanofi Aventis) m.t.
6 Mickaël Delage (FRA/FDJ) a 22s
7 Geoffroy Lequatre (FRA/RadioShack) m.t.
8 Stuart O’Grady (AUS/Leopard Trek) m.t.
9 Roy Curvers (HOL/Skil – Shimano) m.t.
10 Arnaud Gerard (FRA/FDJ) a 26s