Supersticioso

Atualizado em 04 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Samuel Sánchez (Euskaltel-Euskadi) renunciou vestir o número 1 para vestir o 8 durante a Volta de Pequim, que ocorrerá na capital chinesa a partir desta quarta-feira (5). O espanhol se utilizou de um argumento simples, porém supersticioso para justificar o fato: o algarismo em questão foi o utilizado pelo espanhol na conquista dos Jogos Olímpicos de 2008, realizados exatamente na mesma cidade. Vale destacar também que o número 8 para os chineses significa sorte e prosperidade – até por isso as Olimpíadas passadas tiveram início no dia 08/08/08.

Embora tenha muitas esperanças e motivação para competir na primeira edição da prova WorldTour com seu número favorito gravado em suas costas, o ciclista não se ilude e afirma que não será nada fácil conquistar um bom resultado. “Os fãs chineses me olharão e estarei vestindo o número 8. Prefiro que seja assim, pois será uma prova muito difícil para mim. É uma competição para os sprinters e não para escaladores. Com certeza vou preferir disputar a 3ª etapa e terei a chance de vencê-la”, disse Sanchez.

O atleta confessou que tem uma expectativa imensa para esta quarta-feira, já que sente uma admiração especial pela hospitalidade chinesa, além de guardar excelentes lembranças de sua maior conquista. “Será muito especial para mim. Tenho um brinco de argolas olímpicas e também uma tatuagem em meu ombro direito, pois guardo lembranças incríveis deste lugar incrível. Além da questão sentimental, também fico muito feliz porque a China é um grande país a ser explorado pelo ciclismo, que conta com uma economia promissora, o que pode ser excelente para o nosso esporte”, declarou o integrante da Euskaltel-Euskadi.

A primeira etapa da Volta de Pequim será um contrarrelógio que contará com um percurso de 11,3 quilômetros, entre o Estádio Ninho de Pássaro e o Cubo d’Água, trajeto localizado no Parque Olímpico.