Suor excessivo: como controlar?

Atualizado em 30 de maio de 2014
Mais em

Companheiro de todos os corredores, o suor chega a ser inevitável. Apesar de muitas pessoas pensarem que o suor excessivo é assunto de higiene, a questão pode estar relacionada com fatores emocionais, glandulares ou hormonais e (até) a sua hidratação.

A transpiração excessiva pode acarretar em um acúmulo de bactérias que produzem o mau odor e uma sensação desagradável,  o que pode ser um sinal de que as coisas não estão funcionando direito no organismo. Mas será que existe um remédio para suar menos? A transpiração excessiva tem relação com a hidratação antes e depois das provas e treinos? Entenda o que acontece.

Por que meu suor é além do normal?
Estudos apontam que a hiperidrose (suor excessivo), condição que faz as pessoas transpirarem mais e de forma imprevisível, atinge cerca de 1% da população mundial, seja por uma doença ou causa genética.

Apesar de incomodar bastante, a hiperidrose não é uma doença e pode decorrer de situações de ansiedade, nervosismo ou quando se pratica alguma atividade física.

Em outros casos, ao consumir muito líquido, normalmente, deve-se eliminar mais também. Portanto, o acúmulo de água se resolve com o suor. Agora, se você transpira em excesso, mesmo com temperaturas normais, não consome muito líquido e nem corre em alta intensidade, é preciso ficar atento ao seu metabolismo para saber se ele está funcionando corretamente.

Como controlar?
Se caracterizada a situação de hiperidrose, um dos tratamentos é a aplicação da toxina botulínica, o famoso Botox. Porém, muito antes disso, analise trocar o desodorante pelo antitranspirante, pois, enquanto o primeiro apenas disfarça o odor, o segundo é composto por substâncias que inibem a transpiração.

Há, ainda, remédios "naturais" para controlar o suor excessivo. Após terminar uma corrida, massagens com azeite de cipreste, depois do banho, pelo corpo todo pode diminuir a transpiração. Pode, ainda, ser combinado, para finalizar a massagem, com azeite de lavanda nas axilas, pés ou outras zonas onde o suor é mais intenso.

Compressas com chá preto ajudam a diminuir o suor, graças à presença de ácido tânico, que desacelera a produção da glândula sudorípara. Caso a transpiração ainda seja excessiva, é necessário procurar um especialista para investigar a origem do seu problema.

(Fonte: Ana Paula Ponceano, dermatologista clínica)