Suíço surpreende e vence a Paris-Roubaix

Atualizado em 10 de abril de 2006
Mais em

POR FERNANDO MELLO

O suíço Fabian Cancellara (CSC) foi a grande surpresa da 104ª edição da París-Roubaix, disputada neste domingo, na França. Com um ataque avassalador a 20 quilômetros do final, Cancellara superou o belga Tom Boonen (Quick Step), favorito ao título, com quase dois minutos de diferença. O suíço fechou os 259 km da prova em 6h07min54s, 1min49s à frente de Bonnen e do italiano Alessandro Ballan (Lampre), terceiro colocado.

O belga Leif Hoste (Discovery), o holandês Peter Van Petegem (Davitamon) e o russo Vladimir Gusev (Discovery), segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente, foram desclassificados da prova por desrespeitarem uma passagem de nível fechada (trem cruzava o trajeto no momento). Com isso, Bonnen e Ballan foram beneficiados.

Cancellara, quarto colocado da Paris-Roubaix em 2004 e oitavo em 2005, realizou uma prova de acordo com suas habilidades de sprintista. Conseguiu se manter no pelotão para, ao final, atacar e vencer. Primeiro, superou o espanhol Juan Antonio Flecha (Rabobank), Bonnen e Ballan, que logo ficaram num segundo pelotão.

Depois, o suíço deixou Leif Hoste para trás e logo tinha somente a companhia do russo Vladimir Gusev. Ciclista da Discovery conseguiu se superar depois de uma queda com Ballan e Flecha e agüentou Cancellara ao máximo. Porém, teve que se render à força do suíço, que entrou no Velódromo como vencedor.

Fabian Cancellara, de 23 anos, foi o primeiro suíço desde 1923 a vencer a Paris-Roubaix. O último feito havia sido alcançado por Henri Suter. O brasileiro Luciano Pagliarini (Saunier Duval) completou a prova na 76ª posição, 19min20s atrás de Cancellara.

CLASSIFICAÇÃO FINAL – Paris-Roubaix:
1- Fabian Cancellara (SUI) CSC – 6h07min54s
2- Tom Boonen (ESP) Quick Step – +1min49s
3- Alessandro Ballan (ITA) Lampre – m.t.
4- Juan Antonio Flecha (ESP) Rabobank – m.t.
5- Bernhard Eisel (AUT) La Française des Jeux – +3min25s
6- Stefan Weseman (ALE) T-Mobile – +5min35s
7- Fréderic Guesdon (FRA) Française des Jeux – +6min31s
8- Bert Roesems (BEL) Davitamon Lotto – +6min44s
9- Christophe Mengin (FRA) Française Jeux – +6min44s
10- Staf Scheirlinkx (BEL) Cofidis – +6min45s
76- Luciano Pagliarini (BRA) Saunier Duval – +19min20s