Stuttgart pode desistir de sediar Mundial

Atualizado em 01 de agosto de 2007
Mais em

Por Daniel Balsa

O Mundial de Ciclismo de Estrada pode não mais ser realizado em Stuttgart, como estava previsto. Uma reunião marcada para esta quinta-feira decidirá se o evento, previamente agendado entre os dias 25 e 30 de setembro deste ano, será confirmado na cidade alemã ou não.

Autoridades locais, da província de Baden Württemberg (onde fica Stuttgart) e representantes do governo federal discutirão sobre a realização do Mundial, em decorrência dos recentes casos de doping que abalam o ciclismo, já que a competição será organizada com parte de dinheiro público.

Eles querem garantias por parte da União Internacional de Ciclismo (UCI) de que serão realizados rigorosos controles antidoping, principalmente antes do Mundial. Caso a entidade não correspondam com tais exigências, os alemães estão dispostos a cancelar o evento, mesmo com as perdas econômicas e de imagem.

O pretexto utilizado para o possível cancelamento da prova é encabeçado pelo ministro do Interior e responsável pelo esportes do governo, Wolfgang Schäuble. “É um incômodo você saber que alguns ciclistas podem largar sem que estejam limpos em uma competição financiada com dinheiro público”, disse.

O gasto com o Mundial de Ciclismo deve ser em torno de 5 milhões de euros, sendo que Stuttgart pagaria metade desta quantia.