Stijn Devolver realiza sonho com vitória

Atualizado em 07 de abril de 2008
Mais em

Por Daniel Balsa

Com a camisa de campeão belga, Stijn Devolder (Quick Step) venceu o 92º Tour de Flandres, disputado neste domingo, 6 de abril, na Bélgica. O ciclista definiu sua vitória na segunda competição do calendário ProTour do ano com um ataque fulminante faltando 25 quilômetros para o fim.

O argentino naturalizado espanhol Juan Antonio Flecha (Rabobank), o belga Tom Boonen (Quick Step) e o italiano Alessandro Ballan (Lampre) escaparam juntos de Stijn Devolder, mas não conseguiram acompanhar o vencedor.

Pouco depois, Boonen e Ballan foram “engolidos” pelo pelotão, enquanto Flecha resistiu à frente do grupo principal, mas perdeu a segunda colocação para o belga Nick Nuyens (Cofidis), que realizou um ataque faltando três quilômetros para o final e completou a dobradinha da Bélgica.

“Sempre foi meu sonho vencer o Tour de Flandres com a camisa de campeão belga. Meu sonho, agora, se tornou realidade. Continuo não acreditando”, falou Devolver após os 264 km de prova.

Ballan, vencedor da competição em 2007, fechou na quarta posição, sendo o primeiro ciclista do pelotão. Ele foi seguido pelo norte-americano George Hincapie (High Road), por seu compatriota Filippo Pozzato (Liquigas) e o norueguês Kurt-Asle Arvesen (CSC).

Os brasileiros Luciano Pagliarini (Saunier Duval) e Murilo Fischer (Liquigas) participaram da tradicional clássica, mas não alcançaram um resultado de destaque. Pagliarini foi o 79º, enquanto Fischer terminou em 90º. Ambos encerraram a prova 17min35s atrás de Devolder.

A notícia ruim ficou por conta da lesão do espanhol Ángel Gómez. Faltando 60 quilometros pra o final, o ciclista teve uma espetacular queda e quebrou o braço direito. Ele foi encaminhado para o AZ Hospital, em Oudenaarde, onde teve confirmado o diagnóstico da fratura e ficará por algumas semanas parado.

Na disputa feminina, a alemã Judith Arndt (High Road) levou a melhor diante da norte-americana Kristin Armstrong (Cervélo Lifeforce) no sprint e ficou com a vitória. “Isso é fruto de um grande trabalho em equipe”, falou a vencedora.

O pelotão chegou 21 segundos atrás, com a holandesa Kirsten Wild (AA-Drink) na terceira colocação. A australiana Oenone Wood (High Road) fechou no quarto posto, logo à frente da também holandesa Marianne Vos (DSB Bank).

A brasileira Rosane Kirch (Michela Fanini) terminou na 88ª posição, 7min20s atrás de Judith Arndt.

RESULTADO FINAL – Masculino:

1- Stijn Devolder (BEL/Quick Step) 6h24min02s
2- Nick Nuyens (BEL/Cofidis), a 15s
3- Juan Antonio Flecha (ESP/Rabobank), m.t.
4- Alessandro Ballan (ITA/Lampre), a 21s
5- George Hincapie (EUA/High Road), m.t.
6- Filippo Pozzato (ITA/Liquigas), m.t.
7- Kurt-Asle Arvesen (NOR/CSC), m.t.
8- Greg Van Avermaet (BEL/Silence), m.t.
9- Simon Spilak (SLO/Lampre), m.t.
10- Allan Johansen (DIN/CSC), m.t.
79- Luciano Pagliarini (Saunier Duval), a 17min35s
90- Murilo Fischer (Liquigas), m.t.

RESULTADO FINAL – Feminino:

1- Judith Arndt (ALE/High Road) 3h01min00s
2- Kristin Armstrong (EUA/Cervélo Lifeforce), m.t.
3- Kirsten Wild (HOL/AA-Drink), a 21s
4- Oenone Wood (AUS/High Road), m.t.
5- Marianne Vos (HOL/DSB Bank), m.t.
6- Suzanne De Goede (HOL/Nürnberger Versicherung), m.t.
7- Julia Martisova (RUS/Gauss RDZ), m.t.
8- Marta Bastianelli (ITA/Ista), m.t.
9- Emma Johansson (SUE/AA-Drink), m.t.
10- Christiane Soeder (AUT/Cervélo Lifeforce), m.t.
88- Rosane Kirch (BRA/Michela Fanini), a 7min20s