SP Open de Biathlon tem início em Santos

Atualizado em 13 de abril de 2008
Mais em

Atual campeão do Circuito, o triatleta Marcus Vinícius Fernandes venceu na categoria elite a etapa de abertura do 16º SP Open de Biathlon, disputada neste sábado (12), em Santos. Marcus completou os 500 metros de natação e 3 km de corrida em 19min02s. No total 307 atletas participaram da prova  na Ponta da Praia, em frente ao Aquário Municipal.

Luizinho Avelino, campeão em 2006, foi o vice-campeão, apenas 8 segundos atrás. Ademir Paulino chegou em terceiro, em 19min24s, seguido de Rafael Moreno, com 19min31s, e Felipe Guedes, com 19min48s.

Na elite feminina, Gabriela Iacomini foi a campeã. “Comecei no biathlon no ano passado e quero sempre melhorar. Meu objetivo é chegar ao triathlon e para isso preciso iniciar no ciclismo”, afirmou a atleta de 16 anos, que faz parte da equipe de natação do Clube Internacional de Regatas.

Na superbi elite, onde os competidores completaram o dobro das distâncias, a vitória foi de Guto Antunes, que superou o atual bicampeão, Rafael Cruz. Na infantil (8 a 11 anos), com 300 metros de natação e 1,5 km de corrida, Breno Carbonaro, 11 anos, e Roberta Pessoa de Mello, de 9, foram os melhores.

“Esse é o campeonato onde a maioria dos triatletas começou. Até mesmo nomes olímpicos, como o Paulo Miyasiro. É o celeiro, o berço a escola para quem quer seguir no triathlon. E também há aqueles que querem competir e não gostam de ciclismo. Por isso, temos atletas de todas as idades. A categoria elite é a evolução do evento. Houve a necessidade de criarmos uma disputa reunindo atletas de alto-nível e deu certo”, afirmou o idealizador e organizador do evento, Nubio de Almeida.

Os primeiros a competir foram os pequenos da infantil, sob muita torcida dos pais, familiares e técnicos. Na seqüência, destaque para a forte rivalidade na elite. Vindo de dois importantes pódios, no Troféu Brasil, como pro, e no Brasileiro, na sub-23, Marcus Vinícius saiu em primeiro da água, seguido de perto por Luizinho.

Após uma transição rápida, ele apertou o ritmo na primeira metade da corrida para abrir vantagem. “Apertei bem até o km 1,5 e fiz um retorno tranqüilo, só controlando. Até porque no próximo sábado disputarei o Pan-Americano de Triathlon, no México, e quis me poupar”, contou o competidor de 21 anos, que é de Avaré e mora em Santos.

Na superbi elite, Guto Antunes não teve rivais e liderou com tranqüilidade na natação e corrida. “O calor e o vento atrapalharam na corrida, mas foi uma prova muito boa, um excelente treino para o Troféu Brasil. Vou disputar todas as etapas, com certeza. Já tinha disputado na individual, mas adorei a superbi”, comentou. “Estou encaixando a minha corrida e a expectativa é melhorar mais”, completou Guto, que em 2007 ficou afastado das provas, ao ser atropelado, correr risco de morte e ficar 45 dias imobilizado, devido a uma fratura na coluna.

O SP Open de Biathlon 2008 terá cinco etapas, todas na Ponta da Praia, em Santos. A próxima disputa está marcada para o dia 31 de maio e as vagas podem ser garantidas on-line no ativo.com.

Clique aqui para saber mais sobre o evento e fazer sua inscrição com total segurança e comodidade!